.
Autor:
Dr. Antonio Carlos S. Silveira
Qualificação:
Cirurgião dentista e Diretor Executivo da UCA - Universidade Corporativa da ASSOCIL
E-Mail
[email protected]
Data:
28/08/00
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Universidade Corporativa - A gestão da competência

Em uma economia cada vez mais vinculada à velocidade e aos compartilhamentos culturais advindos da globalização, fica muito claro, a nosso ver, que o cuidado em não errar exige extremos. O objetivo é claro: minimizar os processos, ao mesmo tempo em que se agiliza suas implantações, catalisando os diferenciais de impactos, tão característicos dos modelos que alcançam liderança. A valorização dos talentos humanos fica evidente, à medida em que o percalços e o sucesso das organizações estão diretamente ligados à visão, às metas e aos investimentos em seus colaboradores, não somente com objetivos restritos ao T&D, mas com horizontes mais abrangentes e sensíveis também às comunidades envolvidas no negócio da empresa.

Funcionários, terceiros, parceiros, fornecedores, clientes e há quem diga até, concorrentes, são importantes figuras de análises e investimentos para o sucesso das organizações. Em países mais avançados, a criação das Universidades Corporativas está se tornando mais acentuada, contribuindo com a otimização dos processos, visando um crescimento sustentável em uma economia de margens cada vez mais contidas e com características marcadas pela necessidade do aumento de escala.

As indispensáveis faculdades tradicionais de graduação se preocupam da formação básica profissional e com o conhecimento teórico, enquanto que as Universidades Corporativas estabelecem fundamentalmente uma visão para os negócios, porém jamais concorrendo com as tradicionais, e sim, complementando o desenvolvimento profissional, trabalhando talentos em menor espaço de tempo, visando o real alinhamento com as exigências da prática.


A Odontologia, nossa seara, edificada em princípios éticos e paradigmas ortodoxos, ao longo do tempo, vem formando profissionais focados em tecnologia, que embora de alta qualidade e reconhecida capacidade, somos carentes de visões holísticas mais abrangentes. A desenvoltura com a administração, marketing, produtividade - imprescindíveis para o sucesso do nosso negócio - foram pouco valorizadas pelas nossas Universidades, traçando o perfil do Cirurgião Dentista, como um excelente profissional, porém afastado das mudanças exigidas pelo "NOVO CLIENTE/CONSUMIDOR".

"Quem Investe Em Educação, Acredita Na Transformação" (Paulo Freire)

Sensível em corrigir essas carências e empenhada na transmissão e disseminação de conhecimentos, foi criada a UCA - Universidade Corporativa Associl – que objetiva favorecer o desenvolvimento profissional do cirurgião dentista, investindo na gestão da Competência, através de cursos de desenvolvimento organizacional complementar, na busca de resultados favoráveis e do sucesso compartilhado.

Conhecedores que somos da eficiência dos profissionais de odontologia do país, estaremos catalisando sua eficácia para juntos convivermos com a Qualidade e Produtividade em Saúde, agregando valores ao Dentista do Novo Século. A importância da Saúde Supletiva é indiscutível. Assim, para que tenha vida plena, é mister que a comunidade envolvida seja informada dos direitos e obrigações, tornando um benefício ato desejado, coerente e viável para as partes.

Se de um lado as operadoras precisam se adequar às exigências da lei 9656/98, fazendo cumprir coberturas, valores e demais quesitos; aos fornecedores caberá atitudes competitivas, sem que para isso haja perda de qualidade; aos usuários o bom senso na utilização, não transformando o direito do uso em abuso e aos prestadores de serviços, profissionais de saúde, caberá, antes disso, propagar as culturas preventivas em saúde.


.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.