.
Autor:
Roberto Brizola
Qualificação:
Presidente da ANEFAC "Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade"
E-Mail
[email protected]
Data:
29/11/02
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

O Empreendorismo no Brasil

O sucesso que empreendedores e pequenas empresas vem obtendo no mundo todo, inversamente às dificuldades e fracassos das grandes corporações, exige uma revisão dos conceitos e práticas da administração moderna. E esta reflexão deve se iniciar pelas Universidades, que até agora apenas prepararam empregados para grandes empresas inibindo o espírito empreendedor. Deve atingir e influenciar, também, as novas políticas empresariais, bem como as diretrizes econômicas dos nossos governos.

A fragmentação do mercado acompanhada de rápidas mudanças tecnológicas e o apelo para a qualidade total provocaram transformações na economia de escala da maioria dos países. Nos Estados Unidos, as pequenas e médias empresas criaram 5,8 milhões de empregos entre 1987 e 1992, enquanto as grandes registraram uma perda de 2,5 milhões de empregos. E, guardadas as proporções da nossa situação sócio-econômica, fenômeno idêntico vem ocorrendo no Brasil.

Um rápido exame das origens e razões do fracasso de muitas das grandes organizações, tidos como verdadeiros e indestrutíveis impérios, nos conduz ao entendimento daquilo que podem ser as oportunidades e vantagens para a pequena empresa. E isto é especialmente válido diante da possibilidade de uma retomada da economia brasileira. É evidente que alguns setores, como automobilístico e petroquímico, ainda exigem escala. Portanto, são áreas grandes. Mas, na maioria dos outros, as oportunidades para as pequenas existem e tendem a crescer.

Uma das primeiras vantagens que a pequena empresa possui, e deve tomar muito cuidado para não perdê-la é a agilidade no processo decisório. Ela ocorre por ter uma unidade de poder mais claramente definida, estrutura enxuta, proximidade com o cliente, relacionamento com os fornecedores e forte comprometimento dos acionistas. A segunda é o fato de poder definir claramente sua vocação e concentrar-se nela. Isto facilita alocação de recursos e esforços.

Com a tendência de haver maior facilidade de acesso aos créditos e tecnologias, além da redução dos custos e equipamentos, também aí reside uma oportunidade para o pequeno empresário. Seus custos podem ser dimensionados com maior facilidade, o que lhe dá uma grande vantagem competitiva.

É evidente que todas estas vantagens competitivas das pequenas empresas vai depender, e muito, da capacidade que o empreendedor tenha de compreender que, em algum momento, ele deve tornar-se um empresário. E nem todo empreendedor torna-se um empresário no verdadeiro sentido da palavra.

O que diferencia um empresário daquele que apenas cria um negócio, é sua capacidade de gerar valores para perpetuar sua empresa. E esta capacidade vai depender de buscar e aceitar ajuda que complemente suas deficiências e limitações.

Ao iniciar um empreendimento, existe uma verdadeira relação visceral entre o criador e sua obra. Dar a ela continuidade exige a capacidade de desprender-se da „criatura‰ (empresa), permitindo maior participação dos demais, de forma que a empresa tenha vida própria. Ou seja, o empresário deve continuar funcionando como mentor do empreendimento, mas evitar qualquer situação de dependência. Somente assim poderá conseguir lealdade e espírito inovador.

A economia brasileira necessita da participação dos empreendedores que estão criando pequenas empresas. E estes devem estar atentos à importância do seu papel, não apenas atual, mas principalmente em relação ao futuro dos seus negócios e do sucesso do país do ponto de vista sócio-econômico.

.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.