.
Autor:
Faustino Vicente
Qualificação:
Consultor de Empresas e de Orgãos Públicos, Professor e Advogado
E-mail:
[email protected]
Data:
30/05/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Do Rio Pomba ao Tona Galea

Nada mais difícil de manejar, mais perigoso de conduzir, ou de mais incerto sucesso, do que liderar a introdução de uma nova ordem de coisas.Com esta linha de pensamento, o italiano Machiavelli (Maquiavel) Niccolô, (1469-1527) tornou-se uma das figuras mais brilhantes do Renascimento europeu, consagrado em O Príncipe e, sua obra-prima em malícia política.Com esta referência e com reflexões sobre o vazamento de rejeitos químicos no Rio Pomba, o naufrágio do Tona Gálea, sequestros e terrorismo, conclui-se que segurança deve merecer atenção, e ação, especial da classe empresarial e dos Órgãos Públicos, para um profundo questionamento sobre o tema, e uma radical revisão do Sistema de Gestão Preventiva.

O objetivo maior do SGP é detectar, previamente, não-conformidades em potencial, a fim de impedir as probabilidades de suas ocorrências, pois parte dos acidentes é como sequestro e terrorismo, tem a sua eficiência alicerçada na imprevisibilidade. A medicina, a aviação, o pára-quedismo, o alpinismo e a prestação de serviços em geral, são algumas referências exemplares para a determinação da tolerância zero de falhas. Uma segunda chance é pouco provável. O naufrágio do Titanic, o recall das montadoras de veículos, os erros médicos, os acidentes de trabalho, os produtos e serviços fora de especificações, os desastres em geral, danos ambientais e, um ineficiente sistema de comunicação continua ocorrendo diariamente, com incalculáveis prejuízos materiais, além de muita dor e muitas lágrimas. Diagnosticando a origem de fatos indesejáveis vamos encontrar: a falta de cultura sobre prevenção, falhas humanas, matérias fora de especificações, falta ou ineficácia de manutenção preventiva, maquinário obsoleto e processos inadequados.

Essas causas podem ser agrupadas em três blocos: gestão ineficiente &Mac246; a mais grave - atos inseguros e condições inseguras. Para uma conclusão objetiva, é de fundamental importância pesquisar os fatores subjacentes, que poderão revelar pressão excessiva no local de trabalho, estado de saúde abalado, medo de perda do emprego, violência urbana,dificuldade financeira ou desajuste familiar ou social. Para que a cultura da prevenção ganhe espaço nas organizações, será preciso inserir metodologias apropriadas no planejamento estratégico e nos planos de ação. Em empresas de grande porte, e nos Órgãos Públicos, a criação de uma Gerência de Ações Preventivas é uma medida indispensável. A solução está na implementação de política e práticas de gestão preventiva, que deve abranger todas as etapas do processo, de todas as áreas, além das conexões com as atividades terceirizadas.

O SPG deve englobar o antes, o durante e o após. A aferição desses procedimentos deve ser feita regularmente pelos clientes junto aos seus fornecedores através das auditorias da qualidade e, no compete aos Órgãos Públicos, através de rigorosas fiscalizações. A melhoria contínua deste processo aumentará a credibilidade da marca Made in Brazil, podendo alavancar as exportações brasileiras e o turismo interno.

Envolver, conscientizar e comprometer, do Presidente ao Servente, será de fundamental importância para o sucesso do sistema, pois do detalhe, ninguém entende mais do que quem faz. Como benefícios, as empresas conseguirão salvar vidas preciosas, aumentar a produtividade e a lucratividade, reduzir custos, melhorar a qualidade e garantir a satisfação dos clientes internos e externos. A repetida abordagem deste tema é o melhor marketing para combater a imprudência e a imperícia: velhas aliadas da maioria dos sinistros. Nada mais oportuno para reflexão do que o Sempre Alerta, lema universal dos escoteiros, pois, se não for possível atingir a perfeição, estaremos sendo, a cada instante, menos imperfeitos. A chave-mestra da prevenção continua sendo o planejamento.

.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.