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Autor:
Roberto Marx
Qualificação:
Engenheiro, professor doutor do Depto. de Produção da POLI/USP e diretor da Fundação Vanzolini.
Data:
30/06/00
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Novas Configurações da Cadeia Automotiva

As novas configurações da cadeia automotiva mundial e a nova relação desta com os mercados está redefinindo a dinâmica econômica e produtiva de se agregar valor aos produtos finais. O que era econômico há dez ou mesmo cinco anos pode não mais sê-lo, em termos de escala de produção, localização das unidades industriais e dos centros de projeto do produto.
Iniciativas como o Consórcio Modular e o Condomínio Industrial, introduzidas pelas montadoras que operam no Brasil, são respostas diferentes, porém claras, na tentativa de um reposicionamento estratégico dos modelos de operação e gestão da indústria automotiva exposta às exigências e pressões da globalização dos mercados.
Condomínio Industrial é uma configuração onde alguns fornecedores, escolhidos pela montadora, estabelecem suas instalações nos arredores da planta da montadora e passam a fornecer componentes ou subconjuntos completos. Plantas com estas características são as que estão sendo construídas em Gravataí, RS (pela GM), Camaçari, BA (pela FORD), ou que já estão sendo operadas pela VW em São José dos Pinhais em Curitiba (PR).
Consórcio Modular, por outro lado, é uma configuração na qual alguns fornecedores, escolhidos pela montadora, passam não só a fornecer em subconjuntos, mas também a realizar a montagem final do veículo. Não há funcionários da montadora na linha de montagem e os investimentos neste setor são compartilhados entre montadora e fornecedores (modulistas). Neste caso, modulistas e montadora convivem numa mesma planta. A única planta do mundo que opera com estas características é a da VW caminhões, localizada em Resende, RJ.
A inserção do setor automotivo na economia globalizada provocou maior competição e intensas mudanças nas práticas de diversas áreas das várias empresas que formam a cadeia produtiva. Isto ocasionou e continua a ocasionar mudanças na maneira como se desenvolvem novos produtos, como se organiza a produção e o supply chain management (gestão da cadeia de suprimentos), como são gerenciados os recursos humanos entre outras consequências.
Dada a importância, os impactos e a tendência crescente - pelo menos no setor automotivo - que estas novas configurações estão adquirindo, pode-se concluir que qualquer empresa, instituição ou profissional que atue no setor que envolva transporte de carga deve realizar uma avaliação deste processo e dos efeitos que este pode provocar em suas atividades.


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