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Autor:
Alexandre Mendes de Freitas
Qualificação:
Consultor de Empresas SEBRAE/SP
E-Mail
[email protected]
Data:
31/05/02
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ACORDA BRASIL ! ! !

Mais uma marca brasileira vai deixar de existir com a venda da GAROTO. Para quem não sabe a GAROTO foi fundada por um alemão o Sr Henrique Meyerfreund em 1929. O negócio começou com simples venda de balas acondicionadas em latas decoradas, essas latas também eram fabricadas pela própria GAROTO.

Assim como a GAROTO outras marcas já deixaram o solo brasileiro, recentemente a união Antártica com a Brama resultou na AMBEV. Não cabe aqui julgar os critérios que foram adotados, ou ainda dizer se é o certo ou errado. A marca mais conhecida da Antártica que é nosso Guaraná Antártica, que hoje pertence a um banco, que na época viu que a marca iria se perder com a fusão das empresas, então o banco Garantia comprou o direito da marca.

Da mesma forma ocorreu com a Arisco, indústria que fabrica entre outras coisas extratos de tomates conhecidos como atomatados. A Arisco foi vendida para empresa americana "Best-Foods" , empresa que já detêm a Refinações de Milho do Brasil.

Em 2000 a indústria de atomatados movimentou algo em torno de R$ 1,1 bilhão que hoje estão nas mãos de três empresas que são elas: americana Unilever Best-Foods, com 50% do mercado, seguida pela Suíça Parmalat com 19% do mercado e em terceiro a Italiana Círio com 8% do mercado.

Hoje as indústrias de comidas prontas vêm crescendo ano a ano, pelo fato das mulheres não ficarem mais em casa com os afazeres do lar. Em sua maioria trabalham para ajudar a renda familiar. Com toda inovação tecnológica trazida pela abertura de mercado torna-se mais transparente o interesse de empresas estrangeiras no mercado brasileiro. No caso de atomatados temos uma lacuna de 30% que ainda não é explorada no Brasil.

No caso da GAROTO muitos outros setores menores irão desaparecer, e sequer irão aparecer nas estatísticas ou na mídia assim como os chocolates caseiros que muitas donas de casa nesta época do ano garantem uma renda extra para a família.

Em sua maioria os chocolates caseiros são feitos a partir dos chocolates GAROTO, pelo fato de estarem mais próximo do paladar do público brasileiro são mais utilizados pela indústria artesanal.

Queria mostrar que ações como esta não é o fato da venda da GAROTO, Antártica ou Arisco que deva ser questionado é forma como muitos se refere como mais um negócio que fora feito pelo capital estrangeiro. É mostrar ao povo brasileiro que, com a venda dessas empresas vai o conhecimento e o "Know-How " de pessoas que acreditaram no Brasil mesmo sem ser brasileiros e deram a vida toda construindo e levando o nome do Brasil por muitos outros países.

Agora me pergunto será que as empresas que compraram essas empresas irão levar no nome do Brasil para seus países de origem?

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