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Autor:
Patrícia Cristina do Nascimento Souto
Qualificação:
Administração de Empresas, Estrategista de e-business/ Gerente de Marketing Estratégico da empresa Tesla
E-Mail
[email protected]
Data:
31/08/01
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Terapia Digital: Quem sou eu? O que quero?

Para quem acha que a iniciativa da sua empresa no ambiente de negócios digitais depende somente de tecnologia, de alguém que crie conteúdo e de saber espelhar o mundo offline (físico) para o online; pode estar esquecendo de questionar diversas questões estratégicas que, quer queiram ou não os céticos de plantão, contribuem para a sustentação e a viabilidade de qualquer iniciativa de negócios, principalmente negócios digitais. Este questionamento não dói mas revela o fio condutor, um caminho mas claro para o seu projeto de e-business, evitando o investimento de energia, recursos e pessoas em ações que nada agregam aos objetivos claramente pré-estabelecidos (quando são estabelecidos!...). É portanto, uma verdadeira Terapia Digital que toda a equipe responsável, líderes e influenciadores devem estar se fazendo antes de pensar na tecnologia, no Webdesigner, no fornecedor, no tipo de conexão... Este questionamento integra e ajuda a fundamentar as decisões de desenvolvimento e evolução da solução para o seu projeto.

A Terapia Digital se faz a partir de perguntas básicas e fundamentais para qualquer criação ou desenvolvimento de negócios, implicando na busca de respostas essenciais e de grande impacto no restante dos processos. É a partir delas é que se pode dizer o que será colocado na interface em termos de funcionalidades e conteúdo, novos e-produtos e e-serviços, pois, se sua empresa quer um projeto de e-business e não apenas uma página na Web, não vamos tratar o projeto como sendo apenas o de duplicar os processos de negócios atuais (offline) para o ambiente digital, e sim de sinergizá-lo e potencializar suas vantagens. Para isso, é necessário um repensar do negócio e dos processos, adaptações, objetivos e estratégias bem definidas e, claro, tudo isto a partir de uma ótica do usuário / cliente e não somente do que a empresa quer (ou acha que quer!..)... Bem, conhecer estrategicamente o setor, ter um conceito de negócios claro, noção das oportunidades e riscos e conhecimento da base de clientes e prospectos já são condições básicas para começar.

Ok... então que perguntas são estas? Você pode começar questionando quais são os problemas que esta interface, este Website irá resolver para seus clientes e a aderência que a iniciativa tem à estratégia da sua empresa:
  • O que e em que ela facilita para seus clientes resolverem seus problemas na relação de consumo que têm com sua empresa?

  • Que atividades ou tarefas sua empresa estará usando a tecnologia de forma inteligente para proporcionar aos seus clientes a execução e uma experiência maior, mais fácil e mais rápida do que eles fariam pelos métodos tradicionais?

  • Quão melhor a interface digital resolve? Em que ritmo pode ajudar os clientes a migrarem estes processos para ela e contribuir para redução de seus respectivos custos?

  • Como o seu e-business se encaixa na estratégia da empresa? Como ele gera sinergia com os ativos (imagem de marca, conhecimento, logística, etc.) que já possui?

  • Como este projeto de e-business vai contribuir e proporcionar uma experiência superior aos seus clientes e fazer com que eles percebam que sua empresa usou a tecnologia para ampliar seus conceitos e processos?

Estas são algumas das perguntinhas básicas que qualquer equipe de e-business deve fazer e procurar respostas. Em geral a dificuldade em respondê-las é natural, pois demanda uma consciência de sua necessidade, de quem nem sempre se sabe o suficiente (postura de aprendiz) e de destruição criativa dos muros que, às vezes, nós mesmos criamos, muitas vezes explícito em colocações tais como: "Não, eu sei o que um e-business precisa para dar certo. Basta a gente ver o conteúdo que nós queremos colocar, aí a gente faz um briefing, chama um desenvolvedor e pronto...".

A Terapia Digital demanda também nos permitirmos a pensar e adquirir novos aprendizados, a realizar continuamente novos questionamentos a respeito do nosso negócio, de seus objetivos e estratégias. É um questionamento que deve ser contínuo em busca da criação de diferenciais competitivos sustentáveis e dinâmicos e por isso, meu conselho é: faça Terapia Digital sempre, mesmo que seja difícil encontrar as respostas, pelo ao menos tente! E rápido!


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