.
Autor:
Faustino Vicente
Qualificação:
Consultor de Empresas
E-Mail
[email protected]
Data:
01/05/04
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Produtividade Alavanca Vendas

O ano de 2004 ficará gravado na história por acontecimentos atípicos como, por exemplo, as olimpíadas de Atenas – cidade onde nasceu, no ano 776 a.C., a mais fantástica competição esportiva do mundo. Os ingredientes da receita para os atletas são intenso condicionamento físico, cuidadosa preparação psicológica, exaustivos treinamentos, hábito alimentar balanceado e elevada dose de detreminação. Classificar-se nas provas pré-olímpicas é carimbar o passaporte para a Grécia berço da cultura, da filosofia e da ciência do mundo ocidental. Entre os campeões, conheceremos o filho do vento, o homem mais veloz do planeta. Quatro anos de muita expectativa para correr (apenas) cem metros em menos de dez segundos. Um simples deslize e... pronto, tudo estará perdido. A olimpíada guarda grande semelhança com a competitividade do mundo dos negócios, podendo este ser considerado uma autêntica corrida sem linha de chegada. O tiro de partida da qualidade de produtos e serviços, foi dado há anos, surgindo como desafio o salto triplo da produtividade – fazer cada vez mais, e melhor, com cada vez menos.

O excesso de burocracia nos serviços públicos reina, absoluto. No topo do pódio da baixa produtividade, provocando expressiva elevação do Custo Brasil. O acirramento da concorrência, a perda do poder de compra da massa trabalhadora, o maior grau de exigência dos consumidores e o aumento do número de desempregados revelam que a qualidade é indispensável, mas se torna vulnerável quando provoca elevação de preços. Exemplo? O Concorde, o mais veloz avião comercial do planeta, se transformou no Titanic dos nossos dias, uma tragédia mercadológica.

A história da produtividade se confunde com a trajetória da própria humanidade, o que nos leva a crer que ela surgiu quando o homem primitivo deixou de usar (diretamente) o próprio corpo para caçar, fabricando a sua primeira ferramenta. Um galho de árvore com uma lasca de pedra amarrada na ponta facilitou o abate de animais. O arco e a flecha representaram, na época, um invento de alta tecnologia. A própria Bíblia, (Êxodo. 18, 21 e 22) narra a perda de produtividade gerencial quando Jetro, sogro de Moisés, apontou alguns procedimentos ineficazez na forma de atender o povo que era conduzido à Terra Prometida. Tu, dentre todo povo, procura homens capazes ,tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza: e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem e maiorais de cinquenta e maiorais de dez para que julguem este povo em todo tempo, e seja que todo negócio pequeno eles o julguem: Assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Moisés pode ser considerado pai da estrutura organizacional. O surpreendente é que este fato ocorreu há, aproximadamente, 3.254 anos.

O filme Tempos Modernos (1936), sátira mordaz estrelada pelo genial Charlie Chaplin, mostra a aplicação dos princípios de administração científica, obra do engenheiro norte-americano Fredecick Winslow Taylor e a linha de montagem do pai da indústria automobilística, Henry Ford. Trabalho em equipe, com aplicação de metodologia própria, comprovam que o mundo é dos curiosos. O segredo da produtividade encontra-se na melhoria contínua do processo, que tem na logística do avião ao motoboy a grande sacada na oferta do mais sedutor produto para a mulher contemporânea – a praticidade. Redes de trabalho, tecidas por clientes e fornecedores internos, têm estimulado a diversidade de idéias e incentivado a criatividade, comprovando que produtividade rima com lucratividade. Convencido de que a auto-estima é o fator subjacente de maior influência no aumento da produtividade, deixamos para reflexão a seguinte mensagem: „nas crises a população se divide em dois blocos um, dos que choram outro, dos que vendem lenços.

.

© 1996/2004 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.