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Autor:
Fátima Mondejar de Almeida
Qualificação:
Psicóloga. Trabalha como consultora na APOENA Empreendimentos Sociais, assessorando empresas na implantação e gestão de programas de Voluntariado Empresarial
E-mail:
[email protected]
Data:
02/02/05
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Voluntariado Corporativo - Como motivar Novos Colaboradores Através da Comunicação Eficiente

O programa de voluntariado corporativo ou empresarial visa a facilitação e o incentivo por parte da empresa na realização de trabalhos voluntários por seus funcionários.

Os três segmentos envolvidos, empresa, funcionários e comunidade, precisam ter interesses e expectativas alinhadas.

A empresa deve procurar estabelecer um foco, determinar quais objetivos pretende atingir com este projeto, que tipo de causa vai apoiar ou com qual segmento vai colaborar.

Os funcionários precisam ser conscientizados quanto à importância do compromisso que irão assumir, pois uma vez iniciado o trabalho voluntário sua interrupção pode causar sérios danos. O voluntário pode iniciar uma ação através de um projeto apoiado pela empresa e continuar com esta atividade, independentemente de sua permanência na empresa. É importante comprometer-se com a visão de longo prazo.

Quanto à comunidade, é necessário identificar as reais necessidades e qual impacto uma ação deste tipo vai propiciar.

Vencidas estas etapas, a fase de divulgação e comunicação com clareza e transparência é muito importante para o sucesso do projeto.

No programa de voluntariado empresarial este é um fator primordial porque além de dar sustentabilidade, atua como um reforço positivo para os participantes e funciona como fator de motivação e estímulo para adesão de novos integrantes.

Durante o processo de planejamento e fase inicial do projeto, nem todos os funcionários se candidatam a participar, muitas vezes porque não tem noção exata de como poderiam colaborar.

Cabe a empresa, no caso o grupo que coordena as ações, providenciar um trabalho de sensibilização, que pode ser feito por consultoria especializada, através de palestras, apresentação de cases de sucesso, onde os participantes terão oportunidade de entender melhor a proposta de trabalho e alternativas existentes para ser um voluntário.

Depois da divulgação e sensibilização é comum a adesão de novos integrantes. Em média o programa tem um bom resultado quando consegue envolver em torno de 10% do seu quadro funcional.

O papel da empresa, além de planejamento, também implica numa divulgação eficiente do programa, desde as primeiras ações até o passo a passo da execução e divulgação dos resultados.

Para quem já realiza o trabalho, é muito importante ver seu empenho reconhecido, poder acompanhar os resultados e ter uma dimensão exata dos benefícios que sua parcela de contribuição está proporcionando à comunidade assistida.

Para tal, pode-se utilizar os mais diversos meios de comunicação, tanto interno como externo: reuniões de chefia, murais, intranet, comunicação de massa e etc.

O Depto de Comunicação e Marketing da empresa pode decidir qual veículo utilizar e este tipo de ação poderá até ser incorporado a estratégias de marketing.

Algumas empresas preferem manter a divulgação em âmbito interno, outras utilizam a mídia muitas vezes buscando também uma melhora da imagem perante seu público alvo.

O importante é o comprometimento, a constância e a transparência na divulgação das informações, porque geralmente estas medidas acabam gerando retornos positivos, tanto por parte do corpo funcional que se sente gratificado em fazer parte de uma corporação socialmente responsável, como por parte do público alvo, clientes e consumidores em geral, que estão cada vez mais seletivos e procuram valorizar e reconhecer este tipo de ação.

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