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Autor:
Faustino Vicente
Qualificação:
Consultor de Empresas
E-Mail
[email protected]
Data:
02/04/04
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Seis Sigma Emocional

Ao longo das últimas décadas surgiram no mercado uma série de programas sobre gestão empresarial apresentados, via de regra, como estratégias de negócios capazes de revolucionar o processo gerencial. Entre os que emergiram, uns continuam até hoje na crista da onda, outros submergiram, tragados pela mesmice. O Seis Sigma, que mede (estatisticamente) a capacidade do processo em trabalhar sem falhas, está desfrutando de grande destaque entre empresas que buscam a excelência. Sigma é a décima oitava letra do alfabeto grego, correspondente ao nosso S. Como limite de especificação, parte da classe Um Sigma, que apresenta 697.700 defeitos por milhão e pode atingir o Seis Sigma com apenas 3,4 falhas por milhão, ou seja, 99,99966% de perfeição. Um autêntico DNA.

Entre os especialistas do segmento encontramos uns que entendem que finalmente surgiu algo inovador, outros não tem medo em afirmar que trata-se de um filme que já viram. Polêmica à parte, nota-se que todas estratégias gerenciais têm os mesmos objetivos: eliminar as falhas, melhorar a qualidade, reduzir custos, aumentar a produtividade, satisfazer os clientes e elevar a lucratividade. A diferença pode estar na metodologia.

A própria implementação encerra uma semelhança muito grande: comprometimento da alta administração para alocar recursos e mudar o próprio comportamento, formação de uma equipe de gestores que irá elaborar as normas e procedimentos e o calendário de atividades, capacitação de todos os funcionários, identificação de oportunidades, critérios para avaliação de resultados e a criação de um sistema de incentivos motivacionais. Acreditando na eficácia do programa, deveríamos aproveitar a mesma metodologia (estatística) para a implementar o “Seis Sigma Emocional”.

Vamos erradicar as “puxadas de tapetes”, a vaidade, as injustiças, o desrespeito profissional, a inveja, as intrigas, o preconceito, a mentira, a arrogância e a discriminação. Devemos, também, eliminar o constrangimento moral, as fofocas, a disputa desonesta pelo poder, os assédios sexuais, as ameaças, a traição, o revanchismo e a hipocrisia.

Podemos, ainda banir as demissões humilhantes de funcionários que trabalharam por décadas na empresa e são demitidos por carta, telefonema e por outras formas vexatórias. Os sentimentos negativos têm estado na raiz das causas de desvio de carreiras promissoras, falência de empresas e queda de governos como, por exemplo, o Império Romano - o mais célebre da história da humanidade. Enfim, em que Sigma Emocional estarão a maioria das empresas brasileiras?

A falta de lealdade provoca um clima de incertezas, levando parte das pessoas à diferentes graus de desequilíbrio emocional. Nos países industrializados uma em cada grupo de quatro pessoas (25%)sofre perturbações psíquicas durante sua vida de trabalho. Estudo publicado pelo OIT (Organização Internacional do Trabalho), considera que os distúrbios emocionais se devem ao stress no trabalho. Estes distúrbios variam de grave ansiedade e depressão até doença mental crônica.

Seriam causas do stress: supervisão muito constante, o barulho excessivo, situações perigosas e uma atitude impessoal dos supervisores frente aos trabalhadores. O mais grave é que essa publicação data de 1987.

Uma pesquisa realizada em 1998, nos Estados Unidos, com 305 executivos de recursos humanos revelou que as faltas por estresse quase que se nivelam com as provocadas por doenças físicas. Considerando que nos últimos anos tem havido maior acirramento da concorrência, ameaças de desemprego, perda do poder aquisitivo da classe trabalhadora e pressão para aumento da produtividade, podemos concluir que, a implementação, à custo zero, do “Seis Sigma Emocional” pode resgatar o orgulho e o prazer de trabalhar em determinada organização.

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