.
Autor:
Sandra Rufino
Qualificação:
Coordenadora do curso de Administração das Faculdades Integradas Rio Branco e da área de produção da Agencia de Desenvolvimento Solidário
E-Mail
[email protected]
Data:
02/12/04
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Chaves para um Bom Administrador

O foco atual do administrador é a inovação, considerando ser a mudança constante a principal marca do mundo globalizado. Gerir uma empresa hoje é mais do que tomar decisões com base em dados confiáveis e experiência. O executivo precisa, antes de tudo, assumir a posição do líder, ter o compromisso com a empresa e principalmente consigo mesmo, pois fraquejar pode ser um caminho não só para a demissão, como para o fracasso de uma empresa. Dentre as principais características do profissional contemporâneo, estão a adaptação, flexibilidade, criatividade, motivação e determinação. Se as mudanças atuais significam pressão, dificuldades e competição, também propiciam novas oportunidades.

O ciclo formativo do administrador, que passa por uma faculdade, estágio, trabalhos iniciais e afirmação no mercado, está assentado no conhecimento (teórico e empírico) e na busca de formas consagradas para evitar o despreparo e a inexperiência do aspirante à carreira. Mas, ensinar também significa reproduzir e até mesmo induzir a repetição de comportamentos, ações e sucessos. E isto pode engessar o profissional, que precisa de seu conhecimento e de sua experiência para romper e mudar, buscar sempre estar pronto a refazer suas idéias se isso for preciso.

O novo profissional precisa ser mutável. Ficar estagnado é sinônimo de fracasso, pois, na era da competitividade, outros tantos estarão melhor preparados porque buscam aprender cada vez mais, evoluindo. Se a humanidade dominou o Planeta, frente a tantas outras espécies animais, é porque transformava suas deficiências e falhas em instrumentos e formas organizativas capazes de superar as demais. Assim, deveria pensar o administrador recém-formado: que os seus concorrentes têm as mesmas deficiências e a mesma capacidade de inovar. Quebrar paradigmas não é tentar mudar aleatoriamente e sim, por meio do velho conhecimento, arriscar já sabendo de suas causas, efeitos e conseqüências.

Na nova era do conhecimento, o trabalho intelectual é o principal instrumento de desenvolvimento e gestão. Porém, para sua aquisição é necessário que o profissional tenha a vontade de se adaptar, de ter uma visão empreendedora. Este processo é muito semelhante à Teoria da Evolução de Charles Darwin, segundo a qual só o mais apto sobrevive, embora, necessariamente, não seja o mais forte ou mais rápido. Prevalece aquele que já está pronto quando as mudanças chegarem.

A área em que isso é mais premente é no marketing, uma permanente mutação de paradigmas e certezas. O profissional da área move-se como se estivesse num solo de areia movediça. Rapidamente, várias idéias envelhecem ou deixam de ter eficácia e passam a apresentar resultados negativos.

O consumidor não é um elemento tão fácil de moldar, suas escolhas não são racionais ou previsíveis. Pesquisar e saber como age na hora e comprar é um dos ingredientes para traçar uma boa estratégia nessa área. Para criar uma linha que possa sobreviver no mercado, é preciso, então, de inovação, criatividade e agressividade. O consumidor pode ser surpreendido por novidades anti-convencionais que o fidelizem a uma marca, mas mentir para agradar é sempre desaconselhável. O show deve ser conduzido de modo a ser inteligente e de forma que a empresa assuma um papel ético perante ao consumidor.

As expectativas para o administrador de hoje é que ele possua um alto grau de motivação para mudar e inovar, não ficando parado esperando que as novidades o atinjam e o ultrapassem. Para esse profissional, o conhecimento é a chave e o seu uso, a principal ferramenta para que possa vencer dentro de sua área de atuação.

.

© 1996/2004 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.