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Autor:
Paulo Pandjiarjian
Qualificação:
Diretor de Relações Institucionais da ALSHOP- Associação Brasileira de Lojistas de Shopping e Coordenador Executivo do CDE -Conselho de Desenvolvimento Estratégico do Varejo
E-mail:
[email protected]
Data:
03/06/05
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A Importância do Planejamento

Um comerciante deveria ter um dia de 48 horas para fazer tudo o que o espera: contas, compras, preços, controles, pesquisas, fechamento de caixa, manutenção etc. Diante desse cenário, esquecemos de fazer algo primordial para manter nosso negócio saudável, vendendo, vivo: deixamos de planejar.

E por que planejar tem tanta importância? Porque um comércio sem planos é como um barco à deriva, ao sabor do vento, sem direção. Definindo um objetivo, formular uma estratégia para alcançá-lo torna-se simples. Dobrar o faturamento, abrir uma filial, aumentar o mix de produtos, fidelizar mais os clientes, são muitas as opções de objetivos que podem ser criadas, mas o importante é escolher e priorizá-las e, aí sim começar a fazer planos.

Cabe aqui uma definição importante, a diferença entre o que é um plano tático e um plano estratégico. Plano tático é aquele possível de executar com as ferramentas que se tem em mãos, que estão disponíveis imediatamente. O plano estratégico inclui possibilidades de ter outras ferramentas, o que pode não acontecer.

Vamos exemplificar. A sua loja de autopeças precisa atingir três objetivos: aumentar as vendas em 50%, diminuir o volume de perda de mercadorias (em exposição, armazenamento ruim etc.) e ter um esquema de desova de estoques.

Você, como lojista, avaliando como priorizar seus objetivos, listou as possibilidades que estavam imediatamente ao seu alcance, eram elas: diminuir a área de estoque; aumentar os cuidados com a limpeza da loja e delimitar um espaço específico para saldos. Essas possibilidades (táticas), sinalizaram imediatamente os objetivos a serem priorizados: diminuir o volume de perdas e desovar encalhes.

Esses passaram a ser os seus objetivos táticos e o terceiro (aumentar as vendas em 50%), passou a ser um objetivo estratégico, que provavelmente teria muito maior chance de se concretizar depois de implantadas as três ações descritas acima. Veja, o raciocínio de planejar torna-se fácil e viável seguindo este modelo. Agora imagine o contrário. Na falta de planejamento, o lojista opta pelo objetivo óbvio e imediatista de aumentar as vendas em 50%, unicamente ele.

Qual seria a ação a tomar? Listar o máximo de objetivos, em seguida listar o máximo de ações táticas (imediatas) que podemos implantar e depois priorizar os objetivos de acordo com estas ações, traz o planejamento para o mundo das soluções, o mundo que facilita nosso dia-a-dia. Por isso, tenha planos para a sua loja, talvez o dia comece a render mais.

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