.
Autor:
João Baptista Sundfeld
Qualificação: Economista e sócio-consultor da Sundfeld & Associados Gestão Empresarial
Site:
www.sundfeld.com.br
Data:
04/04/2008
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

A esposa nas empresas familiares

No passado as mulheres tinham a função de cuidar da casa e dos filhos. Atualmente, representam mais de 50% da força de trabalho e algumas ocupam cargos de grande responsabilidade, sobretudo em empresas familiares.
 
Mesmo que a esposa não faça parte da sociedade ou de sua administração, muitas vezes convive com as pessoas que sucederão o marido na direção da empresa, representando, não raro, uma personagem decisiva nesse ambiente. Sua importante participação começa com a estruturação da família e, freqüentemente, é ela que conhece o fundador na intimidade.  Poderá ser sócia da empresa, participando de sua administração em cargos de confiança.
 
Aqui reside um problema, pois nem sempre a mulher tem as qualificações necessárias, o que poderá prejudicar sua gestão. Quando identificada, essa questão deverá ser tratada num “conselho de família” com ponderação e transparência, evitando-se mágoas e ressentimentos. Afinal, quando a empresa cresce, surge a necessidade da contratação de profissionais experientes para otimizar seu desenvolvimento.
 
Temos acompanhado casos em que a demora na contratação de um ou uma especialista causou grandes perdas para a empresa, considerando-se que o mercado globalizado exige maior competência para enfrentar os embates surgidos em concorrências e até quanto ao tratamento de problemas oriundos de relacionamentos com clientes.
 
No mundo contemporâneo, devemos reconhecer que as mulheres podem ser as empreendedoras e fundadoras da empresa, cabendo ao marido as funções de sócio ou diretor subordinado. Essa troca de posições tem sido bastante comum e não pode ser considerada exceção ou inversão de papéis. Trata-se de questão de personalidade e competência mais adequada aos cargos disponíveis podendo representar o sucesso ou fracasso da empresa.

.

© 1996/2008 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.