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Autores:
Raúl Candeloro
Qualificação: Editor das revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®
E-mail:
[email protected]
Data:
05/11/2007
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Como montar seu cenário de Vendas

Você tem uma opção

Nossa melhor oportunidade ocorre quando participamos do início do processo. Quanto mais cedo isso acontecer, mais chances você terá de influenciar o cenário sendo montado e, portanto, maiores suas chances de conseguir a venda.

Aqui vem a grande lição: você tem sempre uma escolha sobre quando entrar no ciclo. Na sua primeira venda, onde você vai entrar no ciclo dependerá quase que exclusivamente da sorte. Porém, uma vez que a venda ocorra, um novo ciclo se iniciará. Aqui é que vem a sua chance. Você vai sempre poder entrar no ciclo da venda no começo do segundo ciclo.

Quando a maioria de nós perde uma venda, pára e fica lamentando os outros 364 dias do ano a venda perdida, esperando que da próxima vez seja diferente. Quando fechamos uma venda, somos uns gênios durante 364 dias do ano, e ficamos torcendo para que a venda se repita. Mas não é dessa maneira que trabalham os maiores profissionais de vendas.

Os campeões entendem o valor de controlar o cenário, e por isso trabalham sempre da mesma maneira – ganhem, empatem ou percam.

Não importa o resultado da primeira venda: seu objetivo deve ser sempre o mesmo – controlar o cenário para todas as vendas futuras. Se você conseguir essa primeira venda, parabéns – agora você tem um certo período de tempo para controlar o cenário da próxima compra. Se perdeu a venda, você tem exatamente o mesmíssimo tempo para também tentar controlar o cenário da próxima compra.

Conclusão

A arte de vender é, na verdade, a arte de administrar as percepções dos clientes sobre o que é realmente importante num relacionamento. Todos os dias do ano você tem a oportunidade de posicionar – você e sua empresa – , da melhor maneira nos cérebros e corações de prospects e clientes. Por isso, ao trabalhar com o intuito de controlar o cenário da venda, lembre-se das três grandes características dos todos os grandes campeões de vendas:

Os campeões são pró-ativos: Campeões não ficam esperando que alguém crie suas oportunidades de sucesso. Só depende de nós administrar as percepções dos clientes. Ninguém mais vai fazer isso por nós – muito menos nossos clientes.

Campeões pensam de maneira estratégica: Alguns clientes não vão entender sua proposta no contato inicial. Ao trabalhar para controlar o cenário da venda, pense estrategicamente, para que cada novo contato agregue novas e valiosas informações.

Campeões são extremamente focados nos clientes: Ao administrar as percepções dos clientes sobre o que é importante numa relação comercial, você terá muitas mais chances de sucesso se seu foco principal, durante todo o percurso do ciclo, for o cliente.

Faça com que seu sucesso venha do sucesso de seus clientes. Esta é, de acordo com Paul Goldner, a melhor maneira de construir uma carreira vitoriosa em Vendas.


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