.
Autor:
Alexandre Campos
Qualificação:
Professor de Marketing Digital e editor do site Primeiro Negócio
Data:
06/09/2016
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Por que sua empresa está na internet?

Hoje em dia já é inquestionável o impacto que a internet vem gerando na busca por informações e nos processos de compra das pessoas. Exatamente comum é a ação de realizar uma pesquisa no Google ao procurar um serviço específico em sua região. Estar na internet não é mais uma questão de escolha para os empresários que pensam grande. Porém, esta visão clara de que a internet possibilita que alcancemos pessoas além de nossas fronteiras e de que não estar nela é abrir mão de infinitas possibilidades, vem fazendo com que muitos empresários cheguem a este canal sem nenhum planejamento específico. Não é comum ver alguns pequenos empresários criando páginas no Facebook para suas empresas e abandonado-as poucos meses depois. No limbo da internet a falência das empresas é mais rápido do que no mundo “real”. Isso acontece porque na internet o retorno sobre o investimento é muito mais complexo para aqueles que não sabem exatamente o que buscam neste canal.

Criar uma página no Facebook, por exemplo, esperando que isso impulsione suas vendas em poucos dias é o primeiro passo para se decepcionar e talvez passar a crer que “a internet é coisa para empresas grandes”. Não importa qual seja o seu nicho ou o quanto você tem para investir... a internet está aí para todos. Mas o que você precisa ter em mente é que é fundamental a busca pela resposta para a pergunta: O que você está buscando neste canal?

Se sua resposta for “vender mais no curto prazo”, então você precisa entender que a complexidade será muito maior. Para isso, não bastará criar uma página no Facebook ou um punhado de vídeos no Youtube. Talvez o caminho mais fácil para vender mais no curto prazo seja o investimento em publicidade digital, investindo em anúncios no Google, no Facebook ou em sites especializados em seu nicho. Por outro lado, se para você, estar na internet é criar uma oportunidade de se aproximar de seus clientes, fortalecendo sua marca, as redes sociais e o e-mail marketing podem ser uma ótima ferramenta para estar sempre presente. Já outras pessoas buscam a internet somente como forma de “ser encontrado”, como é o caso de varejos ou de serviços locais como dentistas, desentupidoras, gráficas etc... Nesse caso, o melhor caminho para você sem dúvidas é investir para estar nos resultados do Google, a principal ferramenta de busca que temos como opção.

Você pode fazer isso investindo em anúncios nos resultados de pesquisa ou criando conteúdo relevante para aparecer nos chamados “resultados orgânicos” (não-pagos).

Conclusão

De nada vale estar na internet simplesmente porque seu concorrente lá está. Para não se decepcionar ou passar a fazer parte do limbo digital que cresce a cada dia, é necessário saber o que você busca na internet. Outra coisa que os empresários precisam ter em mente é que as pessoas cada vez mais estão cansadas da postura comercial que alguns empresários tomam ao criar conteúdos na internet.

A verdade é que se você só mandar e-mails de venda para seu cliente, em certo momento ele não abrirá mais seus e-mails. Assim como ninguém entra no Youtube para assistir um vídeo de vendas e tão pouco compartilha com afinco uma postagem no Facebook sobre alguma promoção específica. Se você quer vender na internet, comece entregando valor. O poder da internet está nas conexões e ninguém quer se conectar com um vendedor desesperado.

.


Todos os Direitos Reservados.