.
Autor:
Carlos Godoy
Qualificação:
Professor e consultor da Change Consult
E-mail:
[email protected]
Data:
07/05/05
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Casamento Original x Sucesso Profissional

Acho muito bonito aquelas pessoas que conseguem atingir o sucesso em suas carreiras, sem desistir de suas famílias. É muito comum hoje em dia no mundo dos negócios (no artístico é ainda pior) o profissional, em algum momento colocar sua esposa(o) e filhos em segundo plano para poder atingir suas metas. Em muitos casos, este segundo plano nunca volta a ser o primeiro. Troca-se uma futura carreira por um ex-casamento.

Comece a contar em seu meio, quantos profissionais estão em seu segundo ou terceiro casamento. Não significa que em todos os casos a carreira foi a causa da separação, mas em muitos deles este dilema carreira ou família foi uma realidade.

Lembro de um colega de trabalho, muito ambicioso em suas metas profissionais, que estava em seu terceiro casamento. Muito animado, distribuiu os convites para a cerimônia aos amigos da empresa. Ao retornar ao trabalho, cobrou a ausênsia de alguns no casamento e teve de ouvir como resposta: "No próximo nós iremos".

Existem aqueles que, apesar das discórdias no lar, não desfazem o casamento e buscam manter as aparências. Ficaria muito mal para os seus currículos não ter uma bonita família para apresentar e assim, mantém um casamento de aparência. Os nossos políticos são os campeões nesta modalidade. Para alguns, mais importante do que ter uma família feliz é parecer ter uma família feliz.

Há ainda os que encontram outro caminho. Acabam por buscar em seu trabalho o amor que não encontram em casa (não encontram ou não oferecem?). Estes vivem uma vida dupla, com duas "famílias" ou dois "casamentos". Nesta condição, pensam que são felizes, mas enganam a si mesmos.

Será que sucesso profissional não combina com casamento original? Quantos casamentos são necessários para alcançarmos o sucesso em nossa carreira? Quantas(os) esposas(os) e filhos teremos de deixar pelo caminho para chegarmos lá?

Apesar de muito comum, não acredito que esta seja a regra para atingirmos o sucesso em nossa profissão. Na realidade, o inverso é que é verdadeiro e muitos profissionais encontraram este equilíbrio. Uma família bem estruturada, um bom relacionamento em casa farão a diferença em nossa jornada profissional. Ter ao nosso lado uma(um) esposa(o) que nos apóia e filhos com quem temos tempo de conviver, são fatores essenciais em tempos difíceis.

Não é trocando de esposa(o) ou desistindo de nossos filhos que resolveremos os problemas na empresa, mas é a ausência deles ao nosso lado que tornarão estes desafios mais difíceis de serem vencidos.

Não existe cargo ou posição social maior do que aquela atingida entre as paredes de nossos lares. O título de pai/mãe, esposo/esposa, talvez não nos dará o status que buscamos, mas sem dúvida nós dará a felicidade que talvez ainda não encontramos.

Neste artigo pareço mais um consultor familiar do que organizacional, mas no fundo um depende muito do outro. O sucesso (com felicidade) profissional está diretamente ligado ao sucesso em nosso lar. Um sem o outro deixa um vazio difícil de ser preenchido.

Para o dilema, carreira ou família, só existe uma resposta: Os dois!

.

© 1996/2005 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.