.
Autor:
Edmar Oneda
Qualificação: Formação Internacional em Coach pela Lambent do Brasil e em Master Practitioner em Programação Neuro-Língüística pela Actius.
Site:
www.academiadopalestrante.com.br
Data:
08/04/2008
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Como fazer apresentações e encantar seu público

Comunicar-se corretamente é estratégico na geração de negócios individuais, corporativos e de mercado. Cientes desta necessidade, profissionais de todas as áreas vêm enfrentando este desafio diante de pequenas, médias ou até grandes platéias. A palestra ou apresentação é essencial em diversas situações, tais como: mostrar um novo produto, apresentar um novo projeto dentro ou fora da empresa, liderar equipes, representar a empresa em seminários, enfim, nas mais variadas ocasiões.
 
O maior desafio deste profissional que está diante de uma platéia é conseguir transmitir a mensagem de forma clara e correta.
 
Não é fácil atrair a atenção total da platéia, e qualquer deslize cometido pelo palestrante ou apresentador pode não só comprometer a mensagem, como até arruinar um projeto ou uma idéia.
 
São poucos os profissionais que conseguem efetivamente interagir com a platéia, e obter uma reação de acordo com os objetivos estabelecidos para a apresentação.
 
O fato de não termos uma preparação acadêmica para esta tarefa, torna a missão ainda mais desafiadora. Pensar e escrever o que temos que falar é uma das maiores dificuldades encontradas por aqueles que buscam uma boa comunicação. Quando falamos em situações do cotidiano, não pensamos tanto na articulação das idéias.  Quando temos que elaborar uma apresentação ou palestra, o exercício é bem diferente. Primeiro é necessário pensar no objetivo da mensagem, depois escrever, organizando a ordem dos fatos e, por último, transmitir as idéias através da fala e de gestos congruentes com o conteúdo da mensagem.
 
PLANEJAR
 
Para realizar uma palestra ou apresentação envolvente e eficaz, não basta ser desinibido e falar bem em público: é preciso planejar cuidadosamente o que será falado e como será falado, para deixar uma mensagem clara e duradoura na mente dos ouvintes.
 
Abaixo seguem algumas dicas importantes que irão ajudar no planejamento de uma boa apresentação:
 
Conhecer o seu público (para quem você vai falar);
Formular objetivos a serem alcançados;  
Definir o conteúdo a ser exposto, estabelecendo de maneira precisa a profundidade de como será tratado e os pontos chave a serem reforçados;
Organizar a exposição em tópicos de tal maneira que cada assunto esteja bem entrosado com o anterior e com o posterior;
Redigir o texto completo;
Definir o tempo da apresentação ou palestra;
Os grandes comunicadores se preparam muito e sabem que não há tempo hábil para apresentarem tudo, mas a preparação permitirá que o conteúdo passado seja o mais completo possível, dentro do tempo disponível;
Realizar um ensaio antecipado, de preferência filmado, desta forma você conseguirá ver os pontos a serem melhorados, obtendo maior segurança no ato da apresentação;
Manter a voz em altura, volume e intensidade convenientes com o tamanho e acústica do recinto;
Preocupar-se com a postura, gestos e expressão corporal;
Ter  uma modulação agradável com inflexões pertinentes ao assunto principal, de modo a evitar a cadência monótona;
Evitar os cacoetes verbais e demais vícios de linguagem. Corrigir os defeitos de fala. Por exemplo: voz nasal e gagueira psicológica;
Intercalar durante a exposição, de maneira conveniente, situações pitorescas, engraçadas, humorísticas, a fim de quebrar a monotonia;
Formular perguntas, mesmo que possam ter respostas mudas. As interrogações sempre motivam o raciocínio do auditório.
Quando possível, criar suspense, despertar a vontade para prestar atenção e esperar com ansiedade positiva a conclusão.

AMBIENTE FÍSICO
 
Verifique o espaço. Chegue ao local do evento mais cedo e vá se familiarizando com o ambiente. Teste o microfone, iluminação, equipamento de áudio/vídeo e qualquer outro equipamento/objeto que possa influenciar na sua apresentação. Converse com os convidados à medida em que eles vão chegando. Essa é uma grande oportunidade de criar empatia e atrair seu público.
 
Utilize textos para distribuição. Se sua apresentação envolve dados analíticos e estatísticos, coloque-os em um material impresso e distribua para os visitantes de maneira que eles possam consultar durante a apresentação. Se você ficar lendo uma quantidade indefinida de números, sua audiência ficará entediada. São as histórias que tornam uma palestra memorável e intensa.
 
INICIANDO A SUA APRESENTAÇÃO OU PALESTRA
 
Utilize o humor com cautela. Não inicie com uma piada, a não ser que você seja brilhante nesta arte. Se você falhar, irá perder toda a credibilidade. E se a parte engraçada for só no início, quando você ficar sério, a platéia vai ficar decepcionada.
Comece com vigor. Os 30 segundos iniciais causam o maior impacto. Não perca esses preciosos segundos com “Senhoras e Senhores” ou a “previsão do tempo é?”. Comece com uma afirmação surpreendente, uma citação ou história.
 
CONTATO VISUAL
 
Não leia seu discurso. Olhe a sua audiência nos olhos. Escreva palavras-chaves ou afirmações para que você possa recorrer em momentos estratégicos, mas fale de maneira espontânea, mantendo contato visual. Pratique com um gravador ou em frente a amigos e familiares. Após cada ponto, pergunte para você mesmo: “A quem isso interessa?” Se a resposta for ninguém, omita.
 
ENCERRAMENTO
 
Termine com vigor. Escreva uma declaração final forte e memorável ou dê um exemplo vívido. Decore-a, de maneira que não importa o que aconteça, você poderá sempre se lembrar dela. Quando for a hora, utilize sua fala final direto para a audiência, e espere os aplausos.
 
Uma boa dica é não ter medo de se reciclar investir em um bom curso de comunicação e expressão. Existem vários cursos bons no mercado que te possibilitam maior segurança na hora de fazer uma apresentação ou palestra. Geralmente nesses cursos se cria uma ambiente favorável para você exercitar. Lembre-se que é seu projeto ou o seu emprego que estão em jogo. Os grandes apresentadores não nasceram prontos, eles foram se moldando com o tempo.

.

© 1996/2008 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.