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Autor:
Fábio Mestriner
Qualificação:
Presidente da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem
E-Mail
[email protected]
Data:
08/10/04
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O Design Vende o Produto

As maiores autoridades do marketing e da indústria de produção de bens de consumo já firmaram sua posição e tem sido pródigas em afirmar sobre a importância e o papel relevante do design no processo de personalizar, agregar valor e melhorar o desempenho competitivo dos produtos no mercado.

Não é, portanto, necessário se estender sobre este assunto, mas sim evoluir a partir dele para demonstrar como o design de embalagem tem se tornado importante para a inserção e sobrevivência das empresas de produtos de consumo num cenário cada vez mais competitivo.

Sabemos que apenas uma pequena parcela dos produtos expostos nas lojas e supermercados tem outro recurso além da embalagem para comunicar a presença e os atributos do seu conteúdo no ponto-de-venda, estima-se que apenas 10% dos produtos oferecidos têm algum apoio de propaganda ou promoção. Os outros 90% dependem exclusivamente da embalagem como seu único recurso.

Esta situação demonstra como é fundamental para as empresas terem boas embalagens, sobretudo se considerarmos que ela é muito mais que envoltório para o consumidor. Pesquisa do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem constatou que é a embalagem que atribui vida na relação do consumidor com o produto, é o elemento tangível da ligação dele com a marca sendo percebida como algo indivisível e inseparável do conteúdo, para ele, os dois constituem uma única entidade.

A boa embalagem tem o poder de desencadear uma série de impulsos positivos que têm repercussão direta nas vendas. É muito comum nas agências de design os casos de sucesso em que um novo design promove aumentos de 30%, 50% e até mais nas vendas do produto sem que o conteúdo tenha sido alterado.

Aumentar o apelo de vendas e a competitividade dos produtos é o que mais se deseja hoje em dia e a embalagem vem se revelando cada vez mais um fator decisivo nesta função.

Não importa o tamanho ou a localização da sua empresa, ela pode se beneficiar de um bom design de embalagem e fazer com que seus produtos se destaquem na competição de mercado. Os preços do design no Brasil são hoje bastante accessíveis as empresas, faltando apenas que elas se conscientizem de sua importância e de seus benefícios. É comum, para pequenas empresas, os investimentos em máquinas e equipamentos que têm custos muito mais altos do que o desenho, mas não existe ainda difundida entre nos a cultura empresarial que leva a compreensão do design como diferencial estratégico muitas vezes decisivo para o sucesso da empresa.

Investir em design é um caminho seguro que precisa ser aprendido por nossos empresarios, por isso o Comitê de Design da ABRE tem um portal com 45 agências e uma cartilha de orientação para a contratação deste serviço.

As empresas brasileiras tem muito a ganhar com o bom design de embalagem e felizmente ele esta disponível no pais tanto em qualidade quanto em quantidade. Dar a seu produto uma boa, e se possível, uma ótima embalagem é o melhor investimento que uma empresa pode fazer hoje em dia.

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