.
Autor:
Sergio Dal Sasso
Qualificação:
Consultor e Palestrante em gestão de negócios
E-Mail
[email protected]
Data:
09/07/04
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Empresas e Profissionais Próximos do Futuro Virtual

Se existisse um único verbo para representar os fatores que diferenciarão as organizações de hoje em relação às possibilidades e perspectivas de sucesso no futuro, diria que aproximar seria a palavra mandatária a ser referenciada diariamente por todos os profissionais, empresários, equipes e empresas. O verbo aproximar estará conectado por redes de convergências que integrarão e fundamentarão as linguagens geradoras de informação e comunicação. Quando falamos de futuro estamos também criando relevância para o processamento de ajustes relacionados com a evolução humana e sua capacidade de articular performances com velocidade, capacidade de interagir, de trocar informações intra e inter ambiente, de nivelar o conhecimento do grupo, de ampliar sua visão de dependência em relação aos que fornecem e ou recebem seus serviços.

Resumidamente, as ameaças no futuro estarão expostas quando da incapacidade de produzir informações para o processamento do entendimento e leitura do mundo que o cerca, assim seu sucesso estará em proporção à proximidade da rede que alimenta e é alimentada por você. Atualmente estamos repletos de opções de tecnologia de informação voltadas ao registro competente das operações atuais e de dados históricos. Diria até que sua operacionalidade do dia seguinte está razoavelmente na garantia de maquinas e homens maquinas que realizam dentro do planejado o cumprimento das ações estabelecidas. Diria também, com segurança, que o problema inicia-se quando da dependência de formular o depois de amanhã, já que dentro deste distanciamento iniciamos algo incerto que chamamos de futuro, que leva na mochila um conjunto de fatos que ainda desconhecemos e que, portanto passam a depender da competência humana e sua capacidade de processar informações, traduzindo-as em idéias criativas e inovadoras.

A criatividade e inovação do amanhã ficarão sem respostas, enquanto você, sua equipe ou empresa persistirem no manter-se como uma ilha. O momento atual, competitivo e sensível, exige por parte do empresário uma visão horizontal ampliada e necessária, para obtenção constante de riquezas informativas, que de muito ultrapassam ao que se tem disponível nas prateleiras internas da sua organização. A periodicidade destas informações, vitais para a renovação dos processos, dependerá do desenvolvimento de sistemas que disponibilizem o seu meio, antes mesmo da sinalização por necessidade de mudança, para que possa interagir diariamente e exponencialmente com o mercado potencial. O grau de aproximação deste processo será a chave de êxito para qualifica-lo de estratégias renováveis e possíveis.

O futuro empresarial do seu negócio deveria ter sido iniciado ontem, otimizando o que a tecnologia atual disponibiliza, conduzindo sua equipe para o desenvolvimento diário de uma comunidade que tenha sua organização como elo centralizador e necessário de mediação, que possa capitalizar através do relacionamento, a informações necessárias para ditar e criar a moda. Novos rumos serão aparentes para quem estiver próximo dos acontecimentos, para aqueles detentores em escala de massa critica, potencializada de percepção transformadora de feeling e feedback em ações necessárias de consumo. O sucesso da sua Marca dependerá da oferta de novos atrativos antes mesmo que o seu cliente se acostume com os velhos.

O crescimento da sua visibilidade e garantia de futuro está na evolução permanente e sistêmica das técnicas de aproximação de grandes volumes de capital humano, que consigam virtualmente, enxergar a sua cara, gostar e participar da proposta do seu mundo, fazer parte dele, interagir com ele, te conhecer intimamente, e talvez nunca pessoalmente. O resultado esperado pelos ingredientes desta salada, para que seja completa, dependerá sempre do diferencial e capacidade do seu grupo em transformar quantidade em qualidade, diante do universo expandido disponível para a pesquisa.

.

© 1996/2004 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.