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Autor:
Carlo Lovatelli
Qualificação: Vice-presidente da Fundação Bunge
Site:
www.fundacaobunge.org.br
Data:
09/11/06
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Educar com Criatividade é Ensinar o Prazer de Aprender

Não é novidade que oferecer educação de qualidade é um dos grandes desafios enfrentado pelo Brasil. O sistema educacional brasileiro cresceu, porém ainda não chegou ao modelo ideal. Se é que existe modelo ideal. Muitos alunos possuem baixo grau de escolaridade e, os poucos que se formam, não estão aptos a atender as demandas do mercado. Segundo pesquisa realizada em 32 países pelo Ministério da Educação/OCDE e Instituto Paulo Montenegro, no Brasil, apenas três quartos da população consegue ler e entender a idéia central de um texto simples.

Atentos a esta realidade, muitos educadores estão repensando seu modo de atuar e se destacando por suas propostas inovadoras. Eles crêem que a educação vai além da sala de aula e do conteúdo pragmático. Mais do que isso: sabem a importância do professor como agente dessa mudança educacional que tanto buscamos.

Com criatividade e ousadia, o educador pode transformar a cidade, a arte e o meio ambiente em fontes de aprendizado, tirando do dia-a-dia a motivação para os educandos. O caminho inverso também é válido: trazer o universo do aluno para a sala de aula, ensinando português, matemática e história com a ajuda de brincadeiras, músicas ou qualquer outra ferramenta lúdica pode ter um papel imensurável no aprendizado.

Exemplos desse ‘professor empreendedor’ estão espalhados por todo país. São profissionais que entendem que ultrapassar a barreira das apostilas e despertar no aluno o interesse genuíno pelo mundo ao seu redor é educar com inteligência. E mais, para eles, o aluno que tem prazer no aprendizado será um adulto bem preparado e crítico.

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