|
Saber Negociar é Pré-Requisito para Gestão “Negociação ganha mesma importância que o planejamento e a gestão de pessoas, tornando-se habilidade essencial para chegar aos postos gerenciais Até o início dos anos 80 a negociação, no Brasil, era uma habilidade exigida e tida como prerrogativa de apenas alguns agentes organizacionais. Vendedores, compradores e negociadores de RH eram os legítimos “donos” desta habilidade, ou seja, agentes que operam na fronteira da empresa com algumas de suas interfaces (fornecedores, clientes, sindicatos). Mudanças na nossa concepção de organização (assumindo os conflitos internos como inerentes ao sistema, considerando as divergências de interesses e posições funcionais como legítimas) fizeram com que a habilidade de negociação amplificasse sua utilidade. Hoje em dia, a possibilidade de se chegar a convergências pactuadas entre partes foi transportada para o cotidiano da empresa como um comportamento esperado de gestores de qualquer nível. Quer dizer, estruturas mais complexas, diversidade de públicos internos e externos, relações globalizadas foram alguns dos elementos que determinaram que gestores deveriam orquestrar as atividades de pessoas e de funções internas e externas, visando firmar acordos sólidos, solucionar conflitos, buscar convergências. Desta forma, a negociação ganha status de habilidade gerencial, igualando-se em importância ao planejamento e à gestão de pessoas. Pode-se dizer que a negociação tornou-se um pré-requisito ao aspirante de postos gerenciais, porque não se concebe o exercício da gestão sem a presença desta habilidade. Os erros mais comuns Acreditar na argumentação pura e simplesmente Pressionar o interlocutor ou subestimá-lo. Não estar disposto a ceder, não formar o nós. Demonstrar triunfo ao final. Participar sozinho de negociações complexas. As dicas poderiam continuar, no entanto a habilidade de negociar não se desenvolve apenas com leituras e muito menos através de dicas. O pretendente a desenvolvê-la deve, antes de tudo, fazer um exame de auto-conhecimento e levantar seus pontos reconhecidamente positivos e negativos em relação a esta habilidade. O processo de desenvolvimento se dá fundamentalmente através de workshops e seminários onde a simulação e o feedback sejam a metodologia central do trabalho. Sem saber como cada um é durante a negociação, e como faz para negociar dificilmente se pode desenvolver adequadamente tão complexa habilidade. Por fim, a leitura sempre apóia a aprendizagem, porém não pode ser considerada a peça central do processo de desenvolvimento. |
|
![]() © 1996/2006 - Hífen Comunicação Ltda. Todos os Direitos Reservados. |