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Autor:
Raúl Candeloro
Qualificação:
É palestrante e editor das revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®
e-mail:
[email protected]
Data:
10/08/2009
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Análise das mídias

Eu continuo, mesmo depois de tantos anos nesta área, a me surpreender como algumas empresas desperdiçam tanto dinheiro com marketing errado. Às vezes a mídia é errada, às vezes o produto ou o serviço é errado, às vezes a mensagem é errada e às vezes, é tudo isso junto!

Mesmo assim, dia após dia vemos mensagens completamente amadoras – nos jornais, na TV, no rádio e nas revistas despreparadas e mal formatadas. Como resultado, as empresas diminuem, e muito, o potencial de retorno da campanha de marketing e vendas.

Aqui apresento algumas colocações que poderão lhe ajudar na busca por maiores resultados nas campanhas de marketing:

Mídia: TELEVISÃO – (94% da população adulta)

Vantagens
- Permite demonstração
- Maior eficiência em produtos de consumo em massa
- Grande cobertura geográfica e de população
- Baixo custo relativo (custo unitário por pessoa atingida pela propaganda)
- Fácil acesso às classes A, B, C e D
Tome cuidado!
- É uma idéia simples e de fácil execução também pelos seus concorrentes
- Estude a abrangência geográfica e veja se é adequada para seu produto ou serviço
- Estude a freqüência das inserções (nem de mais, nem de menos)
- Coloque testemunhais

Mídia: RÁDIO – (87% da população adulta)

Vantagens
- Baixo investimento em termos absolutos
- Rapidez de produção e troca de mensagens
- Permite um número maior de inserções já que o custo é menor
- Cobertura local
- Mídia seletiva
Tome cuidado!
- Diferencie a sua mensagem
- Mexa com a imaginação das pessoas
- Diga apenas o necessário
- Troque a mensagem com freqüência
- Use frases curtas
- Repita telefone/site/e-mail no começo e no fim

Mídia: JORNAL – (53% da população adulta)

Vantagens
- Credibilidade (confiança ligada ao nome do jornal)
- Seletividade (normalmente atinge-se formadores de opinião e decisores)
- Rapidez na veiculação
- Divulgação local
Tome cuidado!
- Página ímpar proporciona melhor exposição
- Identifique sessões de preferência do seu público-alvo
- Diferencie seu anúncio
- Crie uma mensagem criativa e direta

Mídia: OUTDOOR

Vantagens
- Alto impacto visual
- Excelente no lançamento de produtos/serviços
- Mídia local
Tome cuidado!
- Sem muita seletividade do público (a não ser que sejam escolhidos outdoors em bairros especiais)
- Use mensagens curtas. Geralmente as pessoas conseguem ler até seis palavras quando estão passando com o carro pelo outdoor.
- Tempo de permanência do cartaz: não deixe muito tempo, com as folhas descascando. A imagem começa a fazer parte da paisagem e não chama mais a atenção. Tenha sempre uma rotatividade das mensagens.
- Uso racional de cores
- Em média, o uso de 70 outdoors numa capital (excluindo São Paulo) atinge um milhão de pessoas.

Mídia: REVISTA – (51% do público adulto)

Vantagens
- Segmentação pelo assunto da revista
- Credibilidade (aliados à marca da revista)
- Vida útil do anúncio é muito maior do que a de um jornal, rádio ou outdoor
- Atinge formadores de opinião e decisores
- Circulação nacional ou regional
- Melhor qualidade de impressão permite foto/imagens
Tome cuidado!
- Página ímpar proporcionam melhor exposição
- Destaque a forma de contato entre o consumidor e a empresa
- Use veículos dirigidos, que permitem segmentar o anúncio – o que aumenta seus resultados.

Mídia: MALA-DIRETA

Vantagens
- Mínima dispersão de verba (porém com alto investimento unitário)
- Alta seletividade (por cargo, por renda, por local, etc.)
- Atenção única para o seu material
Tome cuidado!
- Certifique-se de que o cadastro é atualizado
- Cuidado no uso de cores
- Faça um bom uso do papel (dependendo do tamanho e tipo utilizado a ação pode ficar mais cara/mais barata)
- Facilite as respostas do cliente (ofereça cupom de respostas, selo pago, acesso a um site etc.)
- Presenteie a resposta imediata (ofereça um brinde para os X primeiros; ou para os que responderem até o dia Y).

O estudo para uma correta campanha de marketing e vendas é complexo. Envolve a definição e a análise:

- do produto ou serviço;
- do público-alvo e das suas características principais;
- da demanda potencial – quem realmente gostaria de comprar seu produto ou serviço?
- dos pontos fortes da sua marca, do seu produto ou serviço;
- do benefício agregado (o que realmente os consumidores irão ganhar com a compra?);
- das experiências anteriores dos consumidores;
- da concorrência;
- do posicionamento estratégico da sua empresa;
- dos tipos de mídia disponíveis;

Geralmente, uma boa escolha é testar todos os tipos de mídia disponíveis e viáveis (de acordo com a verba da empresa) existentes para o seu produto/serviço. A partir daí, você começa a realmente medir os resultados que cada uma proporciona às suas vendas.

O ideal é alcançar resultados através de um conjunto de mídias e não utilizando apenas uma, para que as vendas do produto/serviço não sejam responsabilidade de apenas um canal de comunicação. Ou seja, após fazer os testes e descobrir que mídias funcionam melhor para a sua empresa, você poderá definir porcentagens do seu orçamento para cada mídia, atingindo assim um conjunto de mídias que realmente funcionam.

Saber exatamente onde está sendo aplicado o dinheiro, que resultados estão sendo gerados (em temos financeiros, de marca, de posicionamento, de imagem etc.) e como multiplicar isso para períodos futuros – é a chave para o sucesso nas campanhas de marketing.

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