.
Autor:
Yasushi Arita
Qualificação:
Facilitador do Leader Training e diretor da Arita Treinamentos
E-mail:
[email protected]
Data:
10/09/05
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

A Carreira Estagnou? Verifique seus Paradigmas Mentais

    Alavancar uma carreira, dar novos rumos à vida pessoal e profissional não depende de mirabolantes esforços e sim do rompimento de seus próprios bloqueios pessoais

Vivemos na chamada era do capital intelectual, da criatividade e da genialidade. Neste novo cenário, muitos paradigmas foram quebrados e os profissionais colocados num delicado período de transição, recheado de incertezas e a pressão de que é preciso renovar constantemente para acompanhar as transformações do mundo moderno. Com isso, muitas questões foram se cercando de mitos e tabus que tornam um paradigma algo extremamente complexo. O que na verdade não é bem assim. O termo "quebrar paradigma" tornou-se, ironicamente, paradigma de grandes desafios, seja no mundo dos negócios, da ciência, dos esportes, das questões familiares e pessoais.

Uma recente experiência pessoal pode ilustrar que um paradigma não significa propriamente uma herança de gerações que deve ser perpetuada. Todos nós estamos aptos a criar e romper paradigmas. Há pouco mais de um ano eu iniciei um programa de condicionamento físico que inclui corridas diárias e numa manhã de treinamento me deparei com um senhor que chamou a minha atenção. Iniciamos uma conversa e enquanto isso ele se exercitava na barra. Fiquei de queixo caído com a postura, força e forma com que ele realizava cada seqüência de exercícios. Ele comentou sobre sua rotina diária de exercícios e seu empenho para correr um percurso de 10 km em dias alternados. Até aí tudo bem, nada seria espantoso se esse "atleta" não estivesse a poucos meses de completar seus 80 anos de vida. Isso é que é quebrar paradigmas. Numa sociedade em que pessoas com pouco mais de 40 anos são, muitas vezes, consideradas "velhas", aquele homem prova que há muitas inverdades nessa imposição social. Quebrar paradigma é romper padrão, conceitos e fazer com que outras pessoas possam aprender com isso.

De volta para casa eu comentei com a minha família o que havia ocorrido. O meu genro, um jovem e saudável rapaz de 27 anos, ficou admirado com a capacidade física do tal senhor. Ele, mesmo com perfeita forma física e treinamentos diários, ainda não se considerava preparado para chegar à marca de 10 km numa corrida, mas com essa informação se viu desafiado a alcançar. Já no dia seguinte, sem nenhuma dificuldade ele fez o percurso e descobriu que há muito tempo estava preparado para romper seus próprios limites. Ele precisava apenas quebrar suas limitações internas e entender que suas dificuldades não estavam na sua preparação física e sim na sua mente.

No momento em que a pessoa rompe uma amarra no pensamento quebrará também no corpo, nas situações, no desempenho profissional, nos relacionamentos e assim por diante. O meu genro quebrou um bloqueio e superou um obstáculo que ele mesmo se impôs. Apenas uma informação colaborou para que ele se superasse. Muitos profissionais, mesmo cientes de suas habilidades e competências, em algum momento de suas carreiras se vêem emperrados sem saber exatamente qual o motivo. Buscam atualizações em cursos de pós-graduação, MBA, doutorado e mesmo assim não conseguem avançar, viver novos desafios e manter-se em ascensão.

Com essa experiência constatamos que uma simples informação é capaz de mudar uma crença ou, como entende a sociedade moderna, um paradigma. Uma informação bem utilizada melhora as condições de vida dos seres humanos, mas isso é conseqüência de ponderação e ação. Alavancar uma carreira, dar novos rumos à sua vida pessoal e profissional não depende de mirabolantes esforços. Relevante mesmo é tomarmos consciência dos nossos bloqueios e valores pessoais e colocar em prática uma estratégia. Aquele que não se arrisca por medo do erro está fadado ao fracasso. Já o que avança e busca a realização de seus sonhos pode tornar-se um paradigma.


.

© 1996/2005 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.