.
Autor:
Scher Soares
Qualificação: É empresário, palestrante e consultor de treinamento da empresa Triunfo Consultoria e Treinamento.
e-mail:
[email protected]
Data:
12/03/2008
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Quanto seu talento está sendo desperdiçado por falta de um pouco de audácia?

Já ouviu falar do “complexo de Jonas”? Provavelmente já se viu vivendo num lugarzinho cômodo, desempenhando tarefas comuns onde ninguém jamais disputará com você, não correndo riscos, enfrentando poucos problemas (ou falsos problemas), nunca interessado no crescimento do seu potencial (ou apenas finge se interessar) e como testá-lo. Isso é viver? Espero que isso o incomode bem nas profundezas do seu ser.

Por quê?

Simples – “as pessoas não mudam quando se sentem bem. Mudam quando estão aborrecidas, insatisfeitas e inconformadas. Existem quatro grupos universais de pessoas, a saber: as felizes e satisfeitas, felizes e insatisfeitas, infelizes e satisfeitas e infelizes e insatisfeitas; já pensou a respeito de em qual grupo você se enquadra? A mudança é um elemento simples de diagnóstico. Se você reclama, reclama, e nada faz para mudar o cenário do seu ambiente, ora, para de enganar a si mesmo, pois a ausência de mudança é um fator elucidativo de que você se encontra em um estado de conforto e para não assumir este estado de inércia de forma consciente, cria em forma de” falso movimento” um recurso cerebral de auto conforto. Se você se enquadrou no grupo de pessoas, felizes ou infelizes, mas SATISFEITAS, isso é um sinal claro de que você está certificando-se de não iniciar novos movimentos que visem preencher outras necessidades.

É fútil viver pensando num determinado tempo no futuro, quando as coisas estarão diferentes, acreditar que assim que eu” ficar mais velho”,” mais rico”, “mais instruído”, “tiver mais tempo”,” esperar o momento ideal”, “tiver meus filhos”, “acabar minha terapia”. etc.. etc, então tudo estará bem... continue se auto enganando, pois não passam de vãs ilusões e” falsos movimentos”.

Existe uma velha piada de Vaudeville que diz a mesma coisa de outro modo: O ladrão de aproxima e de arma em punho exclama:” a bolsa ou a vida” ao que responde o cidadão super cauteloso:” leve a vida, o dinheiro estou guardando para a minha velhice”.

Você já descobriu seu grande objetivo?

Cada um de nós tem uma tarefa na vida: satisfazer as necessidades, descobrir quais as tensões e os riscos que se encaixam melhor em nós. Quer descobrir qual sua grande missão? se observe enquanto executa as mais diversas atividades que já se propôs a fazer. Quando encontrar-se diante de uma tarefa ou atividade, que o leve a satisfação além dos sonhos mais absurdos, uma sensação semelhante a de sentir-se suspenso no ar, sem preocupações relacionadas ao ambiente exterior, aonde não perceba tensão ou cansaço, sentindo apenas a emoção da realização que toma conta de você a cada minuto que você passa dedicando-se a esta atividade, aí, é provável que você tenha encontrado a missão da sua vida.

Uma dica para ajudá-lo a descobrir isso, é a seguinte: coloque-se em uma posição confortável, que não tenha desviado sua atenção e concentração por desconforto ou incômodo físico e exercite visualizar. Imagine-se nas mais diversas atividades que você sinta que poderiam se encaixar como candidatas a atividade – missão; enquanto você visualiza, sinta-se como se estivesse executando estas atividades, observe o ambiente, as pessoas, a energia, os sons, e demais aspectos do ambiente. Preste atenção a todas as suas sensações, e de certo perceberá atraído mais fortemente por alguma atividade em especial. Caso você tenha grande dificuldade em realizar este exercício, talvez mereça uma dedicação especial à reflexão sobre seus valores, objetivos e missão.

Uma vez encontrado seu objetivo, sonhe e sonhe alto.
Planeje os passos e comece a agir imediatamente.
A única pessoa que pode impedi-lo de conquistar seus sonhos, é você mesmo.

.

© 1996/2008 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.