.
Autor:
David Pares
Qualificação:
Médico e CEO do AvalDoc.
Site:
www.avaldoc.com.br
Data:
12/09/2013
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Médicos deveriam ser educados em administração?

Nossa longa e árdua formação tem sido somente em Medicina. Não temos na faculdade, residência e pós-graduações quase nenhuma orientação em como gerenciar uma empresa. Logo que saímos a campo, no entanto, nos batemos com a dura realidade: “Curar é uma arte, medicina é uma profissão e o mercado de saúde é um negócio”.

Antigamente, essa ideia não era aplicada. Os médicos ainda eram generalistas e, em sua maioria, com uma clientela bem próxima, tanto pessoal como geograficamente. Entretanto, temos cada vez mais nos deparado com decisões que dizem respeito a negócios.

MBAs em Gestão de Saúde estão na moda e um número crescente de médicos está se matriculando não só neles, mas também em outros como Marketing e Mídias Sociais. A tendência é suprir a lacuna que temos numa formação deficiente por necessidade.

Quando o médico é lançado no mercado, se depara com a maioria dos problemas que qualquer profissional ou empresa enfrenta. Ao abrir consultório, que na prática é uma microempresa, passa a lidar com folha de pagamento, custos fixos e variáveis, funcionários, entre outros. Se ele optar por se tornar um funcionário em alguma estrutura maior, o profissional irá perceber que o conhecimento em negócios é fundamental, para evoluir ou até mesmo se manter na empresa.

A estrutura que gira em torno do profissional médico já dispõe de todo o arsenal e quem sofre é sempre o elo mais fraco. As operadoras de saúde, por exemplo, têm especialistas que cuidam para que os custos continuem baixos e as receitas sempre maiores. Mais do que nunca, otimizar os processos de uma clínica médica se faz necessário, a fim de não se tornar refém de convênios e ainda conseguir manter um atendimento humanizado.

Nos Estados Unidos já existem mais de 50 Universidades que oferecem uma formação dupla em Medicina com MBA. Médicos estão ingressando nesses cursos a fim de aprender a lidar com equipamento, pessoal e marketing, aptidões que hoje são requeridas para se tocar uma clínica ou consultório.

Educação, sem dúvida, é o pilar essencial da Saúde. Mas o aumento de profissionais da área que se arma de conhecimentos e teorias da Administração tem sido vital para lidarmos com as mudanças no mercado.


.

© 1996/2013 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.