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Autor:
Werner Kugelmeier
Qualificação: Diretor da WK Prisma - Educação Corporativa Modular de Campinas
E-mail: [email protected]
Data:
13/09/06
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O Capital Transformador
Capital Intelectual com Suporte de Tecnologia de Informação
Alavancando 80% da Gestão de Valor

Das diversas definições do Capital Intelectual, vale a pena citar a metáfora empregada por Edvilson: “Se considerarmos uma empresa como organismo vivo, digamos uma árvore, então o que é descrito em organogramas, relatórios anuais, demonstrativos financeiros trimestrais e brochuras explicativas constitui o tronco, os galhos e as folhas. O investidor inteligente examina essa árvore em busca de frutos maduros para colher. Presumir, porém, que essa é a árvore inteira, por representar tudo que seja imediatamente visível, é certamente um erro. Metade da massa, ou o maior conteúdo dessa árvore, encontra-se abaixo da superfície, no sistema de raízes.”

Em analogia ao iceberg, que mostra apenas 20% do seu real tamanho, estamos falando aqui sobre como acessar os 80% que estão abaixo da superfície.

Em outras palavras, devemos realmente deixar de gerenciar o Capital Intelectual, levando em consideração que, na Gestão de Valor, 20% têm a ver com dinheiro e 80% com pessoas: elas criam valor !!!???

O foco mudou de disseminação da informação para o uso da informação, para tomada de decisão e geração de conhecimento. “Uma pessoa pode até receber mais informações graças à tecnologia, mas, se não possuir a capacidade necessária para aproveitá-las, não adianta.” (Peter Senge)

Por que as empresas precisam do Capital Intelectual com suporte da TI?
  • Para garantir a continuidade dos negócios: a sobrevivência tem regras severas;
  • Para melhorar a qualidade dos serviços: o cliente não reage, ele se vinga;
  • Para reduzir a mobilidade de pessoas: o conhecimento vai com eles embora;
  • Para facilitar o aprendizado organizacional: um exercício de todos os dias !
  • Para criar novas competências e gerar novos negócios: “cobra parada não caça o sapo”.

Partimos da premissa de que, em última instância, o Capital Intelectual é responsável pelos resultados das empresas:

  • O Capital Intelectual fixa a marca pessoal do Empreendedor;
  • O Capital Intelectual transforma Sonhos em Soluções;
  • O Capital Intelectual transforma Idéias em Negócios;
  • O Capital Intelectual transforma Metas em Resultados.

Surge a questão: como usar a TI avançada com seu software em benefício do Capital Intelectual arrojado, o peopleware, este por sua vez, voltado para os âmbitos estrutura, humano e cliente, para gerar inteligência na gestão corporativa de vanguarda, o managementware? Aqui algumas respostas:

  • No âmbito Estrutural, utilizar softwares como Balanced ScoreCard ( tradução da estratégia em ação ); Business Intelligence ( acessar dados e explorar informações ); Automação de Suprimentos/Compras; Supply Chain ( cadeia de suprimentos ) e Planejamento e Controle Orçamentário

  • No âmbito Humano, usar softwares como: Gestão do Capital Humano ( a inteligência corporativa alavancada através do uso harmônico do conhecimento de seus integrantes e da transformação deste conhecimento em resultados);Administração de Pessoal ( a ferramenta para atração e seleção eficaz de talentos e líderes, confrontando competências exigidas com avaliação dos candidatos) e Gestão de Recursos Humanos ( um sistema para mapear o capital intelectual individual e para viabilizar uma gestão de performance )

  • No âmbito Cliente, usar softwares como: Customer Relationship Management (um sistema para qualificar qualidade, preço e serviço contra expectativa do cliente); Call Center (um meio para responder onde estão os clientes e como tem sido o desempenho da equipe de atendimento); Automação Comercial (o propósito de apoiar a gestão comercial que engloba desde controles relacionados na frente da loja até a gestão financeira de materiais – compras e estoque, levando, assim, à equação de controles automatizados versus gestão de vendas) e Ecossistema de Negócios (um método que permite maior interação entre empresa e pessoas, gerando soluções de valor agregado e reais vantagens competitivas para o Cliente)

Sugerimos a aplicação, total ou parcial, e enfrentar o desafio na prática: “alavancar os 80% da gestão de valor”.


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