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Autor:
Alessandro Basile
Qualificação:
Consultor responsável pela área de Marketing para Pequenas e Médias Empresas da Resolve
E-mail:
[email protected]
Data:
14/05/05
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Marketing de Guerrilha para Pequenas e Médias Empresas

    "Pense grande, comece pequeno e cresça rápido"

Com poucos recursos, criatividade e determinação, é possível desenvolver um plano de marketing, com ações práticas e objetivas, que contribuam para o crescimento dos negócios de pequenos e médios empresários.

Esse grupo de empreendedores busca cada vez mais técnicas de marketing adaptáveis às características de seu mercado por razões muito simples: concorrência feroz, queda na margem de lucro, globalização, entre outras situações que tiram o sono dos empresários. E neste mercado cada vez mais concorrido, a empresa que estabelece meios de comunicação com seus clientes, melhora sua exposição e imagem, amplia seu mercado e aumenta seu faturamento.

Sendo assim, descrevemos abaixo algumas dicas de como o pequeno e médio empreendedor poderá se diferenciar da concorrência adotando técnicas que denominamos marketing de guerrilha.

1 - Mercado

O sucesso da pequena e média empresa está diretamente relacionado ao desempenho do empresário. Manter-se atualizado, "antenado" com o seu mercado, monitorar a concorrência, acompanhar tendências e lançamento de novas tecnologias e produtos, são regras básicas para o bom desempenho de sua empresa;

2 - Marketing em casa

Monte um pequeno grupo de marketing com os funcionários da empresa. Faça reuniões para colher idéias, discutir lançamentos de produtos, enfim definir ações rápidas e que possam ser conduzidas internamente. Outra alternativa interessante é terceirizar o seu "departamento" de marketing, da mesma forma que você terceiriza sua contabilidade.

3 - Consumidor Oculto

Ação interessante e de baixo custo. Simule uma compra tanto com a sua equipe de vendas quanto com a de seus concorrentes. E depois compare os desempenhos. Além de você conhecer um pouco mais como seu concorrente se comporta, terá grandes surpresas que poderão fazer diferença no seu faturamento;

4 - Imagem da Empresa

Procure perceber o que o seu logotipo, o seu papel timbrado, o envelope de correspondência transmite aos seus clientes. Muitas vezes, pequenas mudanças como alteração no logotipo, podem indicar ao mercado que a sua empresa está se modernizando e crescendo;

5- Canal direto com os seus clientes, fornecedores e formadores de opiniões

Utilize meios de baixo custo como telefone, correios e e-mails para aumentar o contato com os seus públicos. Amplie seu relacionamento, mantenha contatos freqüentes com os seus clientes mais rentáveis e com seus principais fornecedores. Procure aumentar seus contatos destacando-se na qualidade da prestação de serviço com os públicos que interferem diretamente no seu negócio;

6- Mala Direta

Ação de marketing muito popular e muitas vezes mal utilizada. Uma mala direta em relação a anúncios é uma ferramenta de baixo custo e que pode ser muito eficiente, tanto em papel como através de e-mail. Mas para isto é preciso escolher bem o grupo de clientes, definir conteúdo e formas atraentes. Acima de tudo deve ser pertinente e autorizada pelo seu público-alvo, oferecendo-lhes produtos e serviços que provoquem real interesse;

7- Crie um pequeno jornal

Este jornal é o que mercado chama de "newsletter". Este "newsletter" pode ser tanto impresso, em uma folha A4, quanto digital que poderá ser enviado por e-mail. Deverá conter informações relevantes aos seus públicos-alvo, como tendências, inovações, dicas de uso de produtos e atualizando também informações sobre sua empresa. Estabeleça meios de comunicação direta com seu público, disponiblizando meios de contato, como telefones, caixa postal e e-mails;

8- Forme associações e parcerias

Uma pequena e média empresa, em um mercado cada vez mais competitivo, dificilmente crescerá de forma isolada. Um dos grandes gurus de estratégia competitiva, Michael Porter afirma que hoje uma empresa precisa cooperar e competir, competir e cooperar. Este é o grande desafio da década atual. Por exemplo, através de parcerias você poderá realizar eventos cooperados onde os custos serão rateados entre os parceiros;

9 - Construa um site

Um bom site pode ser um grande gerador de negócios e muito mais do que um cartão de visitas eletrônico. Deve transmitir de forma muito clara quem é a empresa, o que ela faz e para quem. Pode ser também um folder eletrônico para sua equipe de vendas. É importante ressaltar que um bom site é tão importante para a formação da imagem da sua empresa quanto a localização do seu ponto de venda ou a fachada da sua loja.

10 - Participe de feiras

Estar presente em feiras, na área de atuação da sua empresa, pode render novos negócios e oportunidades. Mas para obter bons resultados é preciso pensar no antes, durante e após o evento. Antes: comunique aos seus principais clientes a sua participação, crie um material de comunicação e treine sua equipe. Durante: procure manter sua equipe motivada, mantenha seu stand arrumado e procure ter idéias que o diferencie dos demais. Após: organize os cartões de visitas recebidos, agradeça todos que o visitaram e por fim, agende visitas.

11 - Ações Sociais

Participe de ações que sejam benéficas a sua comunidade. Você pode, por exemplo, oferecer o seu espaço, equipamentos e equipe. Procure atrelar sua marca à ações positivas e apoiadas pela comunidade local. Esse tipo de ação, além de proporcionar benefícios a todos podem gerar notícias que divulgarão a sua marca contribuindo para a consolidação de sua imagem no mercado.

Utilizando essas dicas como um guia, torna-se prático o desenvolvimento de caminhos efetivos e rápidos para o sucesso de sua empresa. As ações podem acontecer atreladas ou independentes, mas o segredo está em manter o foco no objetivo traçado e principalmente foco no seu cliente. Essa trajetória alinha metas, fortalece expectativas e motiva os envolvidos na busca do crescimento do seu negócio.


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