.
Autor:
Piero Contezini
Qualificação:
CEO do Asaas.
Site:
www.asaas.com
Data:
14/07/2014
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Empreendedorismo em família é uma boa opção?

Conheça as vantagens e desvantagens antes de firmar uma sociedade com parentes

Boa parte dos pequenos negócios brasileiros são baseados no empreendedorismo familiar. É comum que, em pequenas empresas, pais e filhos trabalhem juntos e dividam os lucros. Mas será que tal modelo empresarial é uma boa opção?

A resposta para esse questionamento não é simples. Há vários aspectos que devem ser levados em consideração antes de se firmar uma sociedade com parentes. Se você está avaliando essa possibilidade, conheça as principais vantagens e desvantagens para que possa tomar a melhor decisão.

O lado bom de trabalhar em família

Alto nível de confiança

O pilar principal do empreendedorismo em família é a confiança. Trabalhar com a esposa, os filhos ou outros parentes dá ao empresário uma enorme segurança. Além disso, uma equipe com pessoas que gostam e confiam umas nas outras tende a ser mais produtiva, devido à consciência de grupo e ao trabalho em equipe.

Decisões tomadas em conjunto

Se você está trabalhando em família há maiores garantias do comprometimento dos funcionários com o futuro do empreendimento, pois todos têm o mesmo objetivo, já que os benefícios da empresa serão de todos. Dessa forma, as decisões importam a todos e todos estão mais engajados nelas.

Os ganhos ficam em família

A sociedade entre parentes garante que os ganhos do negócio permanecerão entre a família. Não apenas as retiradas mensais serão divididas entre os familiares, mas também o patrimônio no futuro.

Planejamento da sucessão

O empreendedorismo em família também garante maior planejamento da sucessão familiar. Se seu filho trabalha dentro do negócio terá maiores chances de levá-lo adiante após a sua aposentadoria. Dessa forma, você garante não apenas a continuidade da empresa, mas o futuro financeiro dos descendentes.
As desvantagens de empreender com parentes

Intimidade pode atrapalhar

Os maiores problemas do empreendedorismo familiar são gerados pela intimidade, principalmente no que se refere a ordens dadas. Pode acontecer de o seu filho achar que pode adiar o cumprimento de alguma questão que você solicitou, ou de o seu irmão achar que é melhor fazer a obrigação de outra forma. Nessa hora, é importante ter calma e diálogo para contornar a situação.

Confusão hierárquica

Outro problema do empreendedorismo familiar é a confusão hierárquica. Seu parente pode querer interferir no trabalho de gerentes ou outros funcionários, simplesmente porque considera que possui poder para isso apenas por pertencer à família. É necessário ter tranquilidade e firmeza para explicar a ele que não é bem assim.

Pouca preocupação com qualificação

Quem vai abrir um negócio não deve levar em conta apenas a confiança e a questão financeira, a qualificação dos funcionários é extremamente importante. De nada lhe adiantará colocar o seu filho como sócio, para ocupar um cargo de gerência, se ele não está capacitado para tal. A qualificação, principalmente em áreas técnica ou de gestão, é fundamental para o sucesso do negócio.

Vida pessoal e profissional misturadas

Levar problemas de casa para o trabalho ou vice-versa pode provocar um enorme desgaste. Em uma empresa familiar é preciso muito cuidado para evitar que ambas as esferas se misturem. Afinal, não há nada melhor do que chegar em casa e relaxar após um dia pesado no trabalho. Não abra mão disso!
Agora que você já tem essas informações fica mais fácil decidir o que é melhor para você na hora de abrir sua empresa. Ainda tem dúvidas ou, quem sabe, alguma sugestão sobre como lidar com os negócios em família? Deixe aqui seus comentários! Queremos saber sua opinião!


.

© 1996/2014- Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.