.
Autor:
Orlando Oda
Qualificação:
Presidente do Grupo AfixCode.
Site:
www.afixcode.com.br
Data:
14/07/2015
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

O que as empresas buscam no Software de gestão Empresarial para pequenas empresas

A expansão da micro empresa faz que muitos empresários busquem no Software de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas a integração dos processos para conquistar o crescimento organizado do negócio.

Fazer crescer a empresa é o sonho de todos os empreendedores, porém, muitas vezes o crescimento da empresa traz junto um companheiro inesperado. Espera-se que o crescimento da empresa traga maior lucro, porém o que acontece é o contrário. A empresa não consegue manter a lucratividade condizente com o crescimento obtido.

Quando a empresa é pequena mesmo não tendo uma ferramenta de gestão ou procedimento de medição é possível perceber se está tendo lucro ou não. Basta controlar o caixa, ou seja, se a receita é maior do que a despesa. Com o crescimento empresarial é preciso ter outras métricas de análise para não ser pego de surpresa.

O aumento de receita significa mais produção, mais pessoas, mais capital investido, maior estoque de materiais, mais máquinas e equipamentos envolvidos nos processos. Esta dinâmica acaba ocultando a real situação financeira da empresa. O dinheiro fica espalhado e escondido no meio dos processos dificultando a visão correta da situação.

Crescimento da Empresa e a falta de controle do negócio

A dinâmica do crescimento também faz sentir uma falsa sensação de sucesso. Isto contribui para não fazer enxergar a real situação financeira da empresa. Aliado a isso vem a desorganização, a falta de controle, aumento de prazos de entrega, aumento de desperdícios materiais e de mão de obra e consequente aumento de custos.

É fácil perceber isso, quando olhamos de fora. Por exemplo, quando contratamos algum serviço é comum ver a enorme quantidade de materiais desperdiçados que são deixados depois que o pessoal vai embora. Erro por falta de planejamento e retrabalhos acontecem com grande frequência, sem falar em desperdício de mão de obra. É o que acontece com muitas empresas quando crescem sem organização e controle.

A única forma de conseguir saber se a empresa está tendo retorno satisfatório ou não é controlar e criar uma forma de medir através de vários indicadores de desempenho. Sem organização, sem padronização de processos e sem controles não é possível obter os indicadores de forma confiável e em curto prazo.

Necessidade de Integração dos processos

Nos primeiros anos de atuação, a grande maioria das empresas, utiliza planilhas ou algum sistema departamental mais simples e barato. O objetivo é resolver os problemas operacionais. Os mais requisitados nesta fase são os sistemas de emissão de NF, sistema de controle de estoques e sistema de gestão financeira.

Depender de um sistema sem integração ou de planilha torna difícil e demorado obter relatórios com resultados consolidados de vendas, financeiro e estoque. Além disso, com o crescimento e departamentalização há a necessidade de integrar os processos. São as causas da dificuldade de gerenciamento, erros, atrasos e demora na tomada de decisões rápidas.

Exemplo prático

É o caso de uma empresa que produz por encomenda que antes de adquirir um sistema ERP, possuía um sistema de faturamento sem integração com o estoque e financeiro. No começo isto atendia as necessidades, mas com o aumento de clientes, maior volume de produção, sentiu a necessidade de organizar, controlar e obter informações consolidadas mais exatas em menor tempo. Neste momento percebeu a necessidade de um sistema de gestão integrado para ajudar a alavancar os negócios.

O empresário desta empresa sentiu a necessidade visualizar a empresa como um todo, obter resultados em tempo real para tomada de decisões mais rápidas com maior segurança.

Sentiu que a falta da visão da situação real estava limitando o crescimento da empresa. A busca por um Software de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas foi devido a necessidade de uma ferramenta para organizar, controlar, monitorar de perto e promover o crescimento organizado da sua empresa.

Conclusão: A importancia do crescimento organizado

A agilidade e a facilidade de tomar decisões estratégicas é um dos fatores que contribuem para o crescimento das empresas. Sem crescimento organizado, a expansão do negócio pode trazer somente mais dor de cabeça ao empresário. Investir no Software de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas é sem dúvida alguma uma forma de obter o crescimento organizado e mais lucro nos negócios.


.

© 1996/2015 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.