.
Autor:
David da Rocha T. Júnior
Qualificação: Especialista em marketing e Superintendente do
Osasco Plaza Shopping
E-mail: [email protected]
Data:
15/07/06
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Marketing: Conhecimento Infinito!

Normalmente, quanto maior o volume de informações e alternativas que temos em nosso poder para resolver uma mesma equação, nos sentimos um tanto incertos e inseguros.

Quando não agimos dessa maneira nos juntamos a uma minoria de criativos e corajosos profissionais! Fica claro, então, que às vezes “dar de macho” significa ter talento, algo imprescindível para um bom “marketeiro”.

O progresso na área de conhecimento humano é tão rápido que as chamadas verdades absolutas diminuem assustadoramente! Percebemos facilmente esse quadro no Brasil, onde o desdobramento profissional é permanente.

Os profissionais de marketing precisam estar sempre bem informados sobre tudo o que acontece no mundo e estar atualizados sobre o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais avançadas para poder vencer! A pressão gerada pela necessidade de ser o primeiro é tão grande que nos vemos obrigados a andar, a todo o momento, forçando os limites da fronteira do conhecimento e da informação.

Quando chegamos a esse ponto passamos a avançar com base apenas no bom senso, sensibilidade e na simplicidade prática, habilidade às vezes tão distante da maioria dos profissionais de mercado.

Com estas observações, nos parece fácil listar algumas questões que o empresário (a), pai ou mãe de família, marketeiro, etc. deve responder para avaliar se está longe ou perto do sucesso, ou do pensamento criativo prático, aquele que gera resultados concretos e relativamente rápidos.

1 - Vejo algo impossível de ser feito na minha empresa, mas que se acontecesse mudaria totalmente e para melhor todo o meu universo?

2 - O que preciso fazer, o que preciso criar para que meu negócio cresça?

3 - O que devo fazer para dar o próximo passo corretamente?

4 - Como devo proceder com o meu produto atual para que possa vendê-lo ao máximo dentro de seu prazo de vida útil?

5 - Estou fazendo algo para melhorar meu produto?

6 - As ferramentas que tenho ao meu dispor são suficientes para atender meus planos presentes e futuros?

7 - O meu marketing e minha comunicação estão corretos e conseguem atender as necessidades de meu produto?

8 - Não tenho mais nada a fazer?
9 - Tenho pessoas realmente capacitadas à minha volta e que poderiam tocar o negócio em minha ausência?

10 - Tenho sido realista comigo mesmo, avaliando os resultados da empresa de forma transparente?

11 - O que influencia mais no dia-a-dia de meus colaboradores? O desejo de fazer certo e superar limites ou agradar politicamente?

Dependendo das respostas será necessário repensar o modo de ação frente ao negócio, porque, ou o homem de marketing sustenta seu ego, colocando em risco seus planos pessoais e a organização, ou tem coragem de criar um planejamento estratégico verdadeiro, eficiente e eficaz, que garanta o sucesso de seu empreendimento.

.

© 1996/2006 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.