.
Autor:
Cezar Antonio Tegon
Qualificação:
É presidente da Elancers, diretor da Gestech Consultoria Empresarial e membro do comitê de criação do Conarh 2009
Site:
www.elancers.net
Data:
16/01/2009
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Fazer mais e melhor com menos

Em 2008 vivemos um ano de realizações, boas notícias em diversos segmentos da economia e fortes emoções - ainda que não desejadas - no último trimestre.

Claro que os pessimistas se lembrarão somente das ‘fortes emoções’. No entanto, ao avaliar o conjunto dos acontecimentos de 2008, temos indicadores positivos e animadores em todos os setores: a indústria bateu recordes históricos de produção, o setor de serviços cresceu em todas as capitais, o emprego se manteve crescente e os salários já são os mais altos dos últimos tempos. Enfim, hoje temos um mercado de consumo interno consolidado.

A economia brasileira, ainda que afetada pelas recentes turbulências, mostra-se sólida e o Brasil é referência para investidores que procuram por um mercado maduro.

Temos motivos para comemorar 2008 e precisamos nos preparar para fazer 2009 ainda melhor. A crise afeta todos os países, porém o Brasil tem espaço para crescer internamente e pode sair fortalecido desta turbulência.

Não podemos esquecer que os brasileiros são catedráticos em superar crises. Se para o mundo a turbulência e caos financeiro são novidade, para nós não! Temos a virtude de nas últimas décadas ter experimentado de tudo um pouco.

Por outro lado, é incrível a capacidade que temos para esquecer notícias boas. Longe de querer ocultar ou manipular os fatos, mas se no final de 2007 disséssemos que em 2008 teríamos um incrível crescimento em vendas; que o Brasil seria convidado para integrar o G8 e que seriam descobertas reservas gigantescas de petróleo, entre tantas outras boas notícias, escutaríamos que ‘esse seria uma ano para marcar época’. Tudo isso aconteceu em 2008. E em 2009, como será?

O próximo ano será interessante para as empresas. Os tempos de abundância acabaram e a partir de agora ‘fazer mais e melhor com menos’ será a tônica da gestão.  Temos que comemorar 2008 e nos preparar para um 2009 ainda mais desafiador, com grandes oportunidades e conquistas para os mais competentes.

.

© 1996/2009 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.