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Autores:
Hermann Santos de Almirante
Qualificação:
Gerente de Planejamento web e Diretor de Arte na produtora Almirante, Comunicação Interativa.
E-Mail
[email protected]
Data:
16/03/04
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Se a Sua Empresa Não Tem Alma...

Opinião: está certo que estamos em crise e há retração no poder de compra do consumidor. Mas é difícil entender o gerente de marketing que reluta em aproveitar o momento de mídia barata e pouca competição.

Para quem trabalha com publicidade, seja ela impressa, falada, escrita, multimídia ou online, a crise que estamos vivendo está sendo particularmente perversa.

Verbas publicitárias, em tempos de vacas magras, são as primeiras a serem cortadas e as últimas a se recuperarem. Agências fecham, profissionais perdem o emprego, produtos deixam de ser anunciados, o consumidor não diferencia seu produto do concorrente e a guerra de preço começa.

Afinal de contas, no meio de uma crise, com toda a economia retraída, quem vai querer anunciar o seu produto ou serviço, não é mesmo?

Aprendi desde pequeno que as melhores oportunidades aparecem das adversidades. Em uma época onde os veículos estão quase dando os espaços publicitários e as empresas estão precisando manter volumes de venda como nunca, não entendo o que passa na cabeça de um empresário que deixa de anunciar ou pelo menos não mantém uma verba razoável de publicidade.

Será que ele considera uma decisão inteligente conter “gastos” (aprendi na faculdade que era investimento) no melhor momento para investir? E anunciar quando a economia estiver aquecida e os espaços publicitários estiverem com preço “cheio” (sem desconto)?

Onde estão os diretores de marketing, que ao invés de defenderem o seu peixe, preferem se calar diante desta situação? Minha mãe não é uma grande executiva de uma multinacional, mas sabe cortar custos como ninguém. Precisamos urgente de profissionais que tenham criatividade nos momentos difíceis, mas principalmente coragem e vontade de vencer.

Os publicitários precisam mostrar aos executivos mais resultados e menos prêmios (não que os prêmios sejam ruins). As empresas precisam perceber (como diz o comercial) que sem propaganda o consumidor não vai entender porque ele ganha mais comprando o seu produto do que o concorrente.

Pense bem. Se a propaganda é a alma do negócio e a sua empresa não tem alma, anuncie!

Os consumidores (ops, os publicitários) agradecem.

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