.
Autor:
Osias Chasin
Qualificação:
Associado da Rede Nacional de Contabilidade
Site:
www.rede-rnc.com.br
Data:
16/03/2011
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Você já tentou abrir uma empresa hoje? 

Anos atrás, mais precisamente na década de 80, abrir uma empresa no Brasil era algo muito simples e sem muitas exigências, e por consequência dessa facilidade, inúmeras empresas eram abertas. Com o passar do tempo, os órgãos responsáveis foram dificultando algumas questões relacionadas a documentação com o objetivo de evitar o aumento das empresas fantasmas. Resultado: Burocracia, custos elevados e uma grande espera até o funcionamento inicial da empresa.
 
Nos dias de hoje, um empreendedor que queira abrir uma empresa, deverá ter, acima de tudo, paciência, mínimo de conhecimento e um estudo sobre os aspectos e fases que envolvem a abertura de um negócio, as características e o tamanho do mercado no qual pretende atuar, a legislação pertinente, os padrões de qualidade e como obter o dinheiro suficiente para a instalação e a operação do empreendimento.
Além disso, o interessado deverá fazer uma verdadeira maratona de lugares que deverá comparecer para assinar, protocolar, registrar e retornar para obter determinados documentos, entre eles: Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura, Secretaria Estadual da Fazenda, etc. É necessário planejar bem o negócio para que a empresa progrida e não encerre suas atividades logo nos primeiros anos de vida.
 
As maiores dificuldades que as pessoas encontram na hora de abrir uma empresa, além do alto custo, é a respeito da documentação. A lista de documentos e inscrições a serem feitas é bastante extensa. Mesmo a maioria das inscrições podendo ser feita pela internet, isso não faz com que o interessado ganhe tempo, pois o prazo para uma empresa começar a funcionar, geralmente, é de 30 a 45 dias, dependendo da atividade.
 
Além disso, há o alto custo que o empreendedor deve arcar. Isso requer também muita atenção e conhecimento por parte do contador, que em outras palavras, significa dizer que o profissional de contabilidade deve ter bastante experiência com todas essas questões burocráticas para que o cliente não se sinta desamparado.
 
O contador, nesses casos, deve atuar como meio de campo, orientando o cliente a seguir uma ordem pré-estabelecida, ou seja, uma rotina para separar e enviar os documentos para serem escriturados e contabilizados corretamente. É importante que o profissional saiba assessorar o cliente da melhor maneira na condução dos negócios e as demais exigências.
 
Por enfim, é válido ressaltar que essa burocracia cria dificuldades e um custo que muitas vezes, faz com que um empreendedor que esteja abrindo uma empresa pela primeira vez reavalie seus pontos positivos, seus ganhos e seu investimento. Entretanto, essa burocracia, infelizmente, ainda é necessária para que não haja o aumento de empresas fantasmas. Os órgãos públicos exigem esses documentos e muitos outros detalhes para que dessa forma, uma empresa somente seja aberta para quem realmente esteja necessitando.

.

© 1996/2011 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.