.
Autor:
Paula Andréa
Qualificação:
Psicóloga
E-Mail
[email protected]
Data:
17/11/04
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

A Arte de Administrar Pessoas na Era da Sabedoria

Na Era da Sabedoria, administrar pessoas envolve a capacidade de gerar uma equipe focada na integração entre suas competências e habilidades, e a dinâmica desses elementos dentro da empresa é que fará a diferença nos resultados. Nosso papel é conscientizar nossa equipe de que, além de buscar os conhecimentos e a formação técnica para obter resultados, as mudanças e exigências do mundo moderno pedem habilidades individuais que não se aprendem nas universidades, mas através de um trabalho de autodesenvolvimento para adquirir novas posturas em uma nova era de transformação sem retorno.

Administrar pela pressão exagerada e por bonificações irresistíveis está tornando as equipes estressadas e com os nervos à flor da pele, caindo na ansiedade, angústia e depressão. Resultado: vamos perder nossos talentos para o seu próprio bom senso ou para as doenças emocionais, que serão perdas irreparáveis.

Na Era da Sabedoria, não basta termos líderes nas empresas. Temos que desenvolver Comandantes, isto é, pessoas que assumam o comando de sua carreira e o seu desenvolvimento comportamental. O Comandante precisa desenvolver 3 habilidades: o comando da mente, o controle das emoções e a assertividade nas ações, que exigem um trabalho de reinvenção, que, segundo Paulo Zabeu, autor dos livros Cinco Regras para Vencer os Seus Limites e Faça Você Mesmo o Seu Destino, é „expandir conceitos, sentimentos, atitudes, ações, idéias e sonhos futuros. Faz-se necessário atualmente preparar-nos de dentro para fora, investir não somente nos cursos de línguas, MBAs, pós-graduações e outros, mas também em cursos de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades pessoais. As mudanças comportamentais são lentas e exigem dedicação e técnica. Nunca se atentou tanto para a ética e o desenvolvimento do equilíbrio humano como ultimamente.

Quando falo da ARTE de ADMINISTRAR PESSOAS na ERA da SABEDORIA, oriento os gestores de pessoas a iniciarem um trabalho consigo mesmos e aprenderem primeiramente a comandar-se, tornar-se um autogestor, para então poder gerir pessoas. Acreditamos que a era do milagre e da tecnologia infalível chegou ao fim.

Nas nossas empresas, estamos empregando o Reeducation Program e implantando as 5 Regras Básicas do programa: observar, refletir, tomar atitude, agir e saber esperar, como método que amplia nossa capacidade produtiva e nos instrumentaliza para quebrar paradigmas, desenvolver novas posturas e as habilidades que o mercado de trabalho exige como requisitos essenciais do comandante. As mudanças de comportamentos não são fáceis, mas são insubstituíveis para o nosso sucesso permanente e qualidade de vida sustentável. A autogestão integral, proposta pelo programa, é um novo estilo de vida, que nos prepara para a vida profissional, familiar, bem como para todos os ambientes em que vivemos.

A ERA da SABEDORIA exige dos atuais e futuros profissionais uma relação permanente entre corpo, mente e espírito. Esta é a Era da Sabedoria, na qual não basta ser, mas saber ser.

3 HABILIDADES DO COMANDANTE

1- Comando da mente: envolve a habilidade de manter a qualidade dos pensamentos e ações em um foco produtivo o tempo todo;

2- Controle das emoções: é acabar com a impulsividade e a omissão, que são os dois fatores responsáveis pelo aumento da ansiedade e da frustração;

3- Assertividade nas ações: é falar a coisa certa, para a pessoa certa, na hora certa e da forma certa.

.

© 1996/2004 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.