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Autor:
Paulo Pandjiarjian
Qualificação: Vice-presidente da ADVB-DF e diretor-geral da Pan Brasil Comunicação Empresarial
E-mail:
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Data:
17/01/2007
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A indústria de shopping centers no Brasil

A ALSHOP – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping – organização na qual já tive a satisfação de ser Diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais – divulgou o seu Censo Brasileiro de Shopping Centers 2007. Nele, a entidade afirma que as lojas de shopping faturaram R$ 60,3 bilhões em 2006 com a abertura de mais de 2 mil lojas.

No mesmo estudo, a ALSHOP afirma que, com o total de 76.922 lojas em operação, no ano de 2007 as lojas deverão faturar aproximadamente R$ 62,4 bilhões, pressupondo crescimento real de 3,5%. A finalização dos dados pesquisados pela Alshop em dezembro de 2006 revelou uma expansão de 3,49% nos empreendimentos ativos.

Comparada com o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2006, da mesma ALSHOP, a elevação foi de 601 para 622 shoppings, crescimento superior ao PIB, que deverá se projetar em torno de 3%. Dos 21 novos centros de compra computados pela entidade, onze novos empreendimentos foram inaugurados no ano, outros 13 em operação passaram a ser identificados e três foram desativados.

O estudo leva em conta, também, os empreendimentos que estão em obras e aqueles que estão em projeto. O empreendedorismo do setor continua em plena expansão. Nos próximos quatro anos, quase R$ 6 bilhões serão investidos na construção de 89 novos shoppings, envolvendo capital nacional e estrangeiro. Desse total de 89 novos shoppings, 61 estão com as obras em andamento. Vinte e oito em fase de projeto.

O setor de shopping centers no Brasil é um dos mais importantes absorvedores de mão-de-obra. De acordo com o estudo da ALSHOP, os 622 shoppings em operação geram cerca de 62,2 mil postos de trabalho, cada um empregando, em média, 100 pessoas. Já as quase 77 mil lojas totalizadas, com a abertura das 2.634 novas, significam 769,2 mil empregos.Assim, o total de empregos diretos gerados pelos shoppings e pelas lojas é de 831,4 mil.

A indústria de shopping center cumpre hoje importante papel social ao propiciar à comunidade uma importante opção de lazer sadio, com segurança e conforto compatíveis com os anseios da sociedade. Além disso, os empreendimentos e lojistas cumprem com a sua missão precípua de cidadania ao desenvolver importantes projetos sociais no entorno de suas comunidades.

Os números da indústria de shopping center falam por si só. É um setor que está sempre pronto a dar apoio, colaboração e participação nas decisões que farão, com certeza, que o Brasil seja um País melhor.

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