.
Autores:
Gustavo Marques Carvalho
Qualificação:
Consultor da Cozer Connsultoria
E-Mail
[email protected]
Data:
18/03/04
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

A Força Interior

Superação: uma meta que está presente no dia-a-dia do ser humano mesmo que imperceptível aos seus olhos. A busca da satisfação é uma constante forma de superação que todos estamos dispostos a atingir seja na profissão ou na vida pessoal. A palavra “superação” vem do verbo superar, que em outras palavras, quer dizer vencer, dominar; é quando as pessoas vão além do que são capazes, vencendo seus medos, suas inseguranças, desafiando a falta de crença e assim podem transformar a realidade em que vivem. É a união de duas palavras fortes “super” e “ação” que juntas dão um tom de garra, vontade, extrapolação de seus limites físico-psíquicos, ou seja, a manifestação de uma força adicional, a capacidade de agir diante dos acontecimentos.

Segundo John Kennedy: “O conformismo é carcereiro da liberdade e inimigo do crescimento.” A capacidade de superação muitas vezes é devorada pelo conformismo que reina dentro de nós, e pela falta de coragem em persistir naquilo que acreditamos, almejamos, travando assim nosso crescimento pessoal e profissional. Tentamos transcender os nossos limites para chegarmos a um estado de satisfação plena, o qual é muito difícil de ser alcançado, pois estamos diariamente buscando um ideal. E quando atingimos este ideal, procuramos um outro para ir à luta e recomeçar todo o ciclo da superação.

O ciclo da superação começa pela conscientização da necessidade de mudança, depois a identificação do que precisa ser mudado, encontrando maneiras de como fazê-lo, e por fim implementar ações de melhoria, fazendo com que o resultado ultrapasse o desejado, superando todas as expectativas criadas desde o início do ciclo. Em contrapartida, devemos ter serenidade e paciência para não atropelarmos tudo pela frente, atentando para não confundir superação com destruição. Quando apelamos para conseguir algo passando por cima de tudo e de todos, esquecemos os valores morais e éticos que devem ser como um guia em nossas vidas, dando um norte a ser seguido.

Atualmente as empresas exigem que seus colaboradores excedam a sua capacidade de criar, inovar, realizar o que ainda não foi dito ou feito dentro da organização. Estão oferecendo condições favoráveis para que isso aconteça, recompensando financeiramente, e também reconhecendo seu valor perante toda a empresa e à sociedade em geral. Os profissionais que estão preocupados com isso ganham a cada dia espaço no mercado, pois conseguem surpreender os clientes, superando suas expectativas fornecendo-lhes benefícios através de seus produtos ou serviços. Estão preparados para encantar o cliente e não só em vender, sem ao menos ouvir o que eles esperam e desejam. Para desenvolver a capacidade de superação, as empresas investem alto em programas de desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo de seus colaboradores. Esses programas, em sua maioria, são focados mais na área comportamental do que na técnica, pois esta pode ser aprendida em livros e com a experiência de cada um. Lidar com a personalidade das pessoas é muito mais complexo, pois cada um de nós possui um mundo de qualidades e aspectos que precisam mudar. Cabe à empresa propiciar, incentivar a externalização desses sentimentos, beneficiando ela mesma como também o indivíduo.

Sendo assim, a superação pode e deve ser encarada como uma vantagem competitiva. A capacidade que temos de transformar-nos deve ser bastante trabalhada pela empresa, aproveitando as oportunidades e os subsídios que dispomos para desempenharmos bem o nosso papel. Mas, mesmo assim, de nada adianta termos todos os recursos e chances disponíveis, se não estamos motivados a superar-nos e a ultrapassar os obstáculos que encontramos pela frente. O sucesso da superação depende única e exclusivamente de nós, da nossa força interior em conquistar o impossível, caso contrário podemos ser devastados pelo fracasso.

.

© 1996/2004 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.