.
Autor:
Luiz Fernando Garcia
Qualificação: Consultor especialista em manejo comportamental, empreendedorismo e negócios
e-mail:
[email protected]
Data:
18/03/2008
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Os 7 caminhos para a inovação

Inovar faz parte do espírito empreendedor. A inovação acontece quando o ser humano dota de utilidade algo que ainda não tinha. Enquanto isso não acontece, cada planta é uma erva qualquer, e cada mineral é apenas uma rocha. Quando enxergamos algo que estava na nossa frente e não era perceptível, apenas pelo fato de mudarmos o ponto de vista, vivenciamos um momento especial da existência humana: criar para o mundo algo que era necessário para atingirmos nossos objetivos, e aqui vou além das questões puramente econômicas.
 
Tendo isso em mente, podemos traçar os caminhos que levam à essa inovação dentro da vida de um empreendedor. Considerando os pontos internos e externos, ou seja, os pontos que precisam ser analisados dentro e fora da empresa, podemos estabelecer as diretrizes certas. Criar ambientes favoráveis à inovação nos permite planeja-la, assim não só dependemos do acaso, como se tem em mente pela maioria das pessoas.
 
Cada qual com características bem definidas, os caminhos para as oportunidades inovadoras estão dispostos numa ordem decrescente de confiabilidade e previsibilidade. As quatro primeiras fontes são tidas como “sintomas”. Visíveis, esses indicadores de mudanças estão dentro da empresa. São eles:
 
O INESPERADO – O sucesso inesperado, o fracasso inesperado, o evento externo inesperado.
 
A INCONGRUÊNCIA – Entre a realidade como ela é de fato, e a realidade como se presume ser ou como “deveria ser”.
 
A INOVAÇÃO BASEADA NA NECESSIDADE DO PROCESSO
 
MUDANÇAS – Na estrutura do setor industrial ou na estrutura do mercado que apanham a todos desprevenidos.
 
O segundo grupo de fontes para a oportunidade inovadora, um conjunto de três delas, implica mudanças fora da empresa ou do setor:
 
MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS – ou seja, populacionais.
 
MUDANÇAS EM PERCEPÇÃO – Além da disposição e significado.
 
CONHECIMENTO NOVO – tanto científico como não-científico.

As linhas que delimitam essas sete fontes de oportunidades inovadoras são nebulosas e existe uma considerável sobreposição entre elas, que podem ser comparadas a sete janelas, cada uma em um lado diferente do mesmo prédio. Cada janela mostra algumas coisas que também podem ser vistas da janela de qualquer um de seus lados. Mas, a vista do centro de cada uma é única, distinta.

.

© 1996/2008 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.