.
Autor:
Fernanda Spadoni
Qualificação:
Diretora da Prolink Contábil.
Site:
www.prolinkcontabil.com.br
Data:
18/09/2014
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Por que contratar um contador para minha empresa?

A principal resposta para esta pergunta é simples: porque é fundamental ter alguém que entenda de gestão fiscal e contábil para que o sonho de crescer e se fortalecer no mercado não se torne um pesadelo.

Muitos empreendedores fazem esta pergunta e acreditam que conseguirão resolver as questões fiscais e contábeis internamente. E é aí que reside um grande problema. Vivemos em um país que tem diversas regulamentações, leis, enquadramentos e, principalmente, impostos a serem pagos. Some-se a isso a gestão de questões ligadas ao departamento pessoal e pronto: o resultado é que a figura do contador é mais do que imprescindível.

Mesmo porque, é importante que o empreendedor aprenda a descentralizar e a terceirizar operações, ou seja, deixar nas mãos de pessoas competentes o que é necessário para que a empresa cresça de forma saudável. Como temos anos de experiência no mercado, já vimos diversos casos de empresas que precisaram resolver problemas enormes, justamente porque não terceirizaram a parte contábil, ou pior, confiaram a tarefa a pessoas sem especialização.

O resultado disso é desastroso: dívidas com órgãos públicos, problemas com mão de obra e por aí vai. Apesar de isso dar uma sensação de tensão, é importante que os empreendedores de todos os tipos, bem como gestores e empresários, vejam a contabilidade com bons olhos.

O contador não é mais aquela figura emblemática que fica em uma mesa repleta de papéis, preenchendo o livro caixa diariamente. Esse profissional é muito mais do que isso. Justamente por termos tantas questões de ordem prática para serem resolvidas diariamente, é que sabemos como orientar nossos clientes e fazer com que a empresa deles tenha uma perfeita saúde contábil.

Um profissional da área não paga apenas impostos. Ele ainda é responsável pela inteligência financeira da empresa, uma vez que organiza o balanço e sabe exatamente se a empresa tem liquidez, grau de endividamento, faz a gestão de riscos trabalhistas, tributários e financeiros, cumpre as leis, entre outros pontos. Dessa forma, o empresário deve entender que um contador é uma peça fundamental para as tomadas de decisões internas. Se levarmos em consideração que hoje temos movimentos de compras e vendas de empresas, principalmente startups, ter uma contabilidade saudável é requisito mais do que obrigatório.

Porém, não basta apenas contratar uma empresa de contabilidade e pronto. A escolha de um parceiro deve envolver vários pontos, como: experiência dos profissionais envolvidos na operação, tipos de clientes atendidos e um quesito chave, que é a tecnologia. Atualmente, o contador precisa usar ferramentas tecnológicas de ponta, que atendam a todas as necessidades e exigências da Receita Federal e de outras entidades públicas e privadas. Isso porque a rapidez e a transparência das informações precisam existir em todos os pontos do trabalho.

Por isso, a contabilidade deve ser vista como um órgão vital para uma empresa, assim como o coração ou o cérebro são para o ser humano. Sem ela, não há vida e futuro de sucesso em um mercado tão competitivo e cheio de regras, como o brasileiro.


.

© 1996/2014- Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.