.
Autor:
Ana Paula Constantino
Qualificação:
Advogada da Augusto Grellert Advogados Associados.
Site:
www.aag.adv.br
Data:
18/12/2014
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Empresários brasileiros e as vantagens em cruzar a fronteira com o Paraguai

O descontentamento com o atual governo, justificado pela má gestão da economia, tem fomentado entre os empresários brasileiros o interesse em cruzar a fronteira e mudar suas empresas ou criar filiais no Paraguai.

É inegável que a República do Paraguai é um dos países com menor carga tributária e legislação trabalhista flexível do mundo, o que por si só justifica a intenção e o torna tão atrativo, com mão de obra barata e menos impostos, sem falar na facilidade de exportação.

Ao analisar brevemente a legislação paraguaia no que tange à exportação, nota-se que o Estado Paraguaio permite aos empresários estrangeiros produzir e exportar mediante um imposto único de 1% sobre o valor agregado. Outro benefício é a possibilidade de exportar até seis mil itens para a Europa e para os Estados Unidos com tratamento tarifário preferencial, usando o Sistema Geral de Preferências (SPG).

Se compararmos os benefícios que Brasil e Paraguai concedem aos empresários, fica evidente que o nosso país está em grande desvantagem. Os empresários brasileiros compartilham dessa percepção.

Em julho deste ano, com o objetivo de recrutar novos investidores, Assunção, capital paraguaia, recebeu a Expo Paraguai – Feira Internacional de Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços. O evento contou com a presença de um grupo com 30 empresários brasileiros, interessados em conhecer com mais detalhes as possibilidades de investimento no país.

Nota-se que, dentro desse novo cenário, o Paraguai cumpre rigorosamente seu papel de incentivar sua economia. Primeiramente, ao não impor nenhuma condição surreal para a instalação de novas empresas, e também seguramente por prever inúmeros incentivos para a instalação de empresas estrangeiras, com a edição de Leis que privilegiam a classe empresária.

Pode-se dizer que, com esse cenário incentivador, o nosso vizinho está cada vez mais próximo de atrair e atender ao desejável sonho dourado da maioria dos empresários.


.

© 1996/2014- Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.