.
Autor:
Adriano Gama
Qualificação:
Sócio da M&G Technologies.
Site:
https://twitter.com/MG_Technologies
Data:
20/01/2014
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Sua empresa está doente? A importância do check-up corporativo

Você que é empresário, provavelmente conhece a importância em se ter um bom plano de saúde. Sendo assim, acredita que sua saúde e a de seus funcionários estará garantida com médicos e exames dos mais modernos, ou seja, estará seguro quanto a todos os procedimentos necessários para a manutenção das condições de sobrevivência.

Por outro lado, devido ao nosso dia a dia, alguns de nós deixamos de pensar nas atividades que nos propiciem cuidar do nosso corpo e mente. Quantas vezes sentimos uma dor aqui e outra ali e não damos tanta importância? Depois de um tempo, corremos o risco de perceber o quão grave pode ser a problema...

As doenças podem evoluir a qualquer momento, por isso quando conscientes da necessidade em preservar nossa saúde, fazemos check-ups buscando investigar nosso organismo, tratar as eventualidades e nos prevenir contra outros males. Corpos sadios vivem mais.

Agora pense na sua empresa. Você adota essa mesma postura? Se não, quais seriam as consequências disso? Quantas vezes você já procurou um “médico” para sua empresa? Quantos “exames” já foram feitos por especialistas? Quais são estes resultados? Era o que você esperava?

Pois bem, o que proponho é ratificar que qualquer organização, independente do tamanho (pequena, média ou grande empresa) precisa de um especialista para avaliar as condições em que se encontra. Não é prudente descobrir tardiamente que se está em fase terminal. Aí a vaca já foi para o brejo!

Vivemos em um mundo extremamente dinâmico, com mudanças a todo tempo, tornando impossível ao gestor de uma empresa conseguir diagnosticar todos os sintomas que impactam em seu negócio. Os mercados estão em constante mudança, os ciclos de vida de produtos estão cada vez menores e a exigência dos consumidores cada vez maior. Inflação, crise, baixa produtividade, inclusive de vendas, indústrias obsoletas, resultados cada vez menores e, se não bastasse tudo isso, temos os tigres asiáticos a nos devorar. Com certeza, um pesadelo para cada um de nós.

Neste momento, a importância de um bom diagnóstico é crucial para detectar os reais problemas existentes na organização, assim como, determinar o plano de ação a ser executado pela empresa. Entendendo este complexo cenário, o CIESP Sul desenvolveu o NAE - Núcleo de Apoio Empresarial - constituído por consultores especializados, que tem o objetivo de diagnosticar as principais necessidades da indústria.

As empresas são divididas em vários órgãos, assim como nosso corpo. Logo, para se obter um diagnóstico efetivo, tem-se que examinar cada orgão e assim saber como cada um afeta o todo.

O diagnóstico empresarial, como o de um clínico geral, tem a finalidade identificar as intervenções necessárias nos pontos mais sensíveis que trarão resultado, tornando-o uma questão de sobrevivência de médio à longo prazo. Um bom diagnóstico deve verificar aspectos relativos à competitividade, portfólio de serviços ou produtos, flexibilidade em relação às mudanças, à sua capacitação para construir as transformações necessárias (estratégias bem definidas), os recursos estratégicos que serão utilizados, o processo de projetar e construir o futuro da organização.

Sem dúvida é necessário que o empresário tenha a coragem e arrojo para decidir em seguir as orientações provenientes do diagnóstico, pois muitas vezes paradigmas deverão ser quebrados. Para ter acesso a este serviço gratuito basta ser afiliado ao CIESP SUL. Entre em contato e venha conhecer melhor esse novo serviço.


.

© 1996/2014 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.