.
Autor:
Raúl Candeloro
Qualificação:
É palestrante e editor das revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®
e-mail:
[email protected]
Data:
20/04/2010
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Você está sendo demitido pela sua equipe?

Quando colaboradores saem da empresa por causa de “ofertas melhores”, isso deveria servir como um alerta. Se você pensar que “a culpa é deles”, “se tivessem feito isso ou aquilo”, “nem eram tão bons assim” ou ainda “estamos melhor sem eles”, só estará se enganando.

Quando um funcionário sair da sua organização, não tire conclusões apressadas. Sua primeira inclinação pode ser pensar que a culpa é dele e transformar esse indivíduo no bode expiatório de tudo que anda acontecendo de errado na sua empresa – você sabe muito bem que isso não é justo.

Então, de quem é a culpa quando alguém vai embora: sua ou deles? Pela minha experiência, tenho visto várias vezes que as pessoas vão embora por causa da direção, gerência ou supervisores – ou seja, raramente é por ofertas melhores. É claro que podem até ser boas, mas não seriam nem consideradas (e aceitas) se não existisse alguma forma de insatisfação.

Se todos seus colaboradores estivessem ganhando bem, desenvolvendo-se pessoal e profissionalmente – ou seja, felizes –, será que iriam embora? Quero desafiar você a descobrir a verdade, questionar tudo, inclusive a si mesmo, na busca dessa resposta.

Existem alguns fatores para a insatisfação de um profissional, razões pelas quais ele demite seu líder. Quantas delas se aplicam a você e sua empresa?

Falta de liderança – Bons profissionais querem e precisam seguir um líder com um bom plano. Líderes que só criticam e reclamam são os perdedores, e não os colaboradores que estão deixando a empresa.

Falta de treinamento e suporte – Você deve dar o suporte necessário ao crescimento e sucesso dos seus profissionais através de treinamento. É um investimento, e não uma despesa. Além disso, faça com que seu grupo tenha as armas, ferramentas e tecnologias mais modernas e eficazes disponíveis no mercado. Se não, perderão para concorrentes melhores equipados, o que é muito desestimulante.

Promessas quebradas em relação a dinheiro – Se você prometer à sua equipe algo relacionado a dinheiro, cumpra ou arque com as conseqüências.

Atitude negativa do líder – Um chefe zangado e resmungão equivale a um péssimo ambiente de trabalho. Líderes criam seu próprio destino: qual é o seu?

Líderes que ninguém respeita – Se o líder é inexperiente, tem padrões éticos questionáveis, vive mudando de humor ou é um incompetente, é muito difícil conquistar o respeito do seu grupo.

Falta de comunicação – A má comunicação pode afetar de maneira negativa os resultados da sua equipe. Líderes que ficam em uma torre de cristal provocam confusão, frustração e revolta – e muitos colaboradores, com toda razão, não querem ter de lidar com isso todos os dias.

Expectativas frustradas – A frustração de construir um sonho e não conseguir concretizá-lo, seja lá qual for o motivo, pode também fazer com que muitas pessoas abandonem o barco.

Conflitos e problemas não resolvidos – Quando um problema aparece, e sua resolução demora mais que o necessário, as pessoas ficam desconfortáveis e irritadas – e é aí que começam a olhar para os lados.

Resumindo: se você quer ter um grupo excelente, precisa ser um excelente líder. Então, pegue essa lista, veja quais problemas estão ocorrendo, reúna-se com sua equipe para resolvê-los e implante as ações necessárias. É isso que eu espero de você.

.

© 1996/2009 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.