.
Autor:
Bruno Gallucci
Qualificação:
Sócio-fundador do escritório Guimarães & Gallucci.
Site:
www.guimaraesgallucci.com.br
Data:
21/05/2015
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

A importância do advogado especializado para sua empresa

Toda empresa, sem sombra de dúvidas, necessita de assessoria jurídica por diversos motivos. No desenvolvimento de sua atividade, os empresários precisam de orientações legais de diferentes naturezas para, assim, garantir o bom andamento dos negócios.

No entanto, muitas empresas acabam concentrando todos os assuntos jurídicos da companhia em um advogado sem entender que a especialização, na maioria dos casos, é fundamental para a agilidade e sucesso das atividades jurídicas. Entenda a função de cada um desses profissionais:

1- Trabalhista: Para que haja a contratação de seus funcionários nos moldes da legislação vigente, a fim de que sejam evitados futuros processos trabalhistas e ainda que ocorram, a empresa estando resguardada desde de o início, terá êxito na ação.

2- Tributário: Planejamento tributário empresarial, buscando a elisão fiscal, que é a implantação de métodos legais para diminuir o peso da carga tributária dentro do orçamento da empresa, respeitando sempre o ordenamento jurídico que permitem minimizar o impacto tributário nas empresas, bem como, traçar uma rota de blindagem patrimonial dos sócios, eis que são ele que assumem o risco da atividade.

3- Empresarial: A orientação de um corpo jurídico especializado em atender demanda empresarial é necessária para garantir segurança no planejamento e celebração de negócios e investimentos, respeitando as formas da lei.

4- Contratos: È extremamente necessário, antes de firmar um elo contratual, o aval de um advogado especialista para que o empresário tenha segurança e tranquilidade com a responsabilidade que estará abarcada assinando aquela minuta. Sendo assim, é imprescindível o aval de um advogado nos contratos celebrados pela empresa tanto em análise quanto elaboração de documentos.

5- Consultivo: A finalidade do departamento consultivo de um escritório de advocacia é pura e simplesmente atuar como um braço direito do empresário na tomada de decisões acerca do que diz a legislação vigente. Ou seja, o que a lei permite ou não fazer e quais as consequências, cabendo ao empresário decidir se os riscos são condizentes com a realidade da empresa.

6- Contencioso: Por fim, sempre como último recurso, a parte contenciosa, na defesa dos interesses da empresa perante os tribunais e órgãos administrativos quando a empresa for acionada efetivamente na justiça ou quando a companhia precisar acionar clientes, fornecedores, entre outros.


.

© 1996/2015 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.