.
Autor:
Fábio Mestriner
Qualificação:
Presidente da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem
E-mail:
[email protected]
Data:
21/12/04
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Um Ano de Boas Embalagens

Um dos objetivos da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem é promover o desenvolvimento da embalagem em nosso país através de uma série de atividades que vão da organização de Congressos e eventos até a participação, por meio de stands, nas principais feiras do mundo.

No ano de 2004, a ABRE realizou uma impressionante série de atividades, que sem dúvida, contribuíram para a evolução da embalagem em nosso país.

E agora os resultados começam a aparecer de forma mais evidente. Mais de 20 prêmios internacionais foram conquistados levando ao reconhecimento de nossa qualidade aqui e lá fora.

Se, desejamos participar do comércio internacional e aumentar nossas exportações, precisamos de boas embalagens. Felizmente, tanto o design como a tecnologia de embalagem em nosso país são de alto nível e estão em condições de colocar os produtos brasileiros em competição nos mercados mais exigentes do mundo.

Para desempenhar melhor suas atividades, a ABRE possui vários Comitês que atuam em áreas específicas. Assim, o Comitê de Meio Ambiente acompanha a evolução deste importante tema e elabora propostas para contribuir com a visão da indústria.

O Comitê de Estudos Estratégicos está concluindo uma série de pesquisas que servirão de base para o estabelecimento de diretrizes estratégicas para a Indústria de Embalagem e o Comitê de Exportação promove a presença das nossas embalagens nas feiras internacionais e estimula as indústrias a exportarem mais.

O Brasil é hoje um país exportador de embalagens e vem aumentando a cada ano sua presença internacional.

Uma atividade tão importante para a sociedade e para o desenvolvimento precisa ter seu papel compreendido e divulgado para que estudantes e pesquisadores possam utilizar este conhecimento em seus estudos. Por isso, criamos o Comitê de História da Embalagem que está conduzindo pesquisas para a produção do livro e do Museu Virtual e do Centro de História da Embalagem. Estas atividades demonstram a preocupação da Indústria com sua evolução e integração com a sociedade.

Este ano foi importante para a ABRE, que realizou um Congresso Internacional com Temário voltado para a inovação com a presença de grandes especialistas que aqui vieram mostrar o estágio de desenvolvimento em que se encontra este setor.

Foi um ano intenso em atividade e realizações. O Brasil precisa de boas embalagens para seu desenvolvimento. Felizmente, este é um setor em que nosso país não está atrasado e a ABRE tem tido um papel importante nesta conquista.

Em 2005, nossas expectativas são ainda maiores. Com a retomada do consumo e do crescimento econômico, novas oportunidades se abrirão. Esperamos exportar ainda mais e incentivar mais empresas a participarem deste esforço, pois as que exportam se tornam melhores e mais competitivas.

A pauta de atividades da ABRE prevê ainda intensificar suas atividades pelo Brasil, acionando suas regionais num circuito de eventos sucessivos que vão levar a entidade mais perto dos Estados onde já estamos presentes.

.

© 1996/2004 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.