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Autores:
Raúl Candeloro
Qualificação: Editor das revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®
E-mail:
[email protected]
Data:
22/10/2007
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A filosofia do sucesso

Muito se fala em sucesso em vendas. É preciso lembrar que a raiz desse sucesso depende da sua filosofia de vendas. Como é que você desenvolveu a sua? A minha veio de uma combinação de ambiente familiar, livros, educação, mentores, programas de desenvolvimento pessoal, experiência própria e observação.

Você estabelece e revisa os princípios básicos da sua filosofia expondo-se à informação, às experiências e escutando os outros, principalmente aqueles que a respeita. Você tenta aceitar somente as coisas boas, e depois adaptá-las ao seu estilo de vida.

De acordo com Jeffrey Keller, presidente do Business Marketing Services, um dos filósofos empresariais mais respeitados nos EUA na atualidade chama-se Jim Rohn. Nascido e educado numa fazenda em Idaho, Jim desenvolveu seus princípios e filosofia baseados no seu pai (que hoje tem 92 anos) e no seu primeiro chefe e mentor, Earl Schoaff.

Embora você possa acreditar que você mesmo determinou sua própria filosofia, a maior parte dela é predeterminada ou influenciada pela seu ambiente familiar, principalmente na infância. Depois disso, só depende de você procurar influenciadores e mentores – pessoas que vão impactar a sua maneira de pensar e criar a motivação necessária para você agir.

Segundo Keller, outras pessoas têm a concepção errônea de que a filosofia pessoal e fazer uma venda não estão conectadas. Errado. Sua filosofia é o cordão umbilical que cria a 'essência da vida' na sua habilidade de vender. Aqui está a essência do ciclo de sucesso em vendas, no ponto de vista de Jim Rohn: Filosofia provoca atitude; Atitude provoca ações; Ações provocam resultados; Resultados provocam estilo de vida.

Frustrado com seu estilo de vida? Não consegue atingir seus objetivos ou suas expectativas? Se você quer melhorar certos aspectos do seu ciclo de sucesso em vendas, Jim Rohn coloca a coisa assim: Se você não gosta do seu estilo de vida, analise seus resultados; Se você não gosta dos seus resultados, analise suas ações; Se você não gosta das suas ações, analise sua atitude. Se você não gosta das suas atitudes, analise sua filosofia de vida.

Numa palestra recente, Keller juntou várias 'gotas de sabedoria' do filósofo Rohn, com exclusividade no Brasil para os assinantes da newsletter Técnicas de Venda. São conceitos motivadores, mas que também ajudam a pagar as contas:

Equilíbrio: "A vida é uma combinação de querer fazer e como fazer. Precisamos dar a mesma atenção às duas."

Atividade: "Os poucos que fazem são invejados pela maioria que só olha."

Crescimento profissional: "A pergunta mais importante a fazer no seu emprego não é 'O que eu estou ganhando?”. É 'No que eu estou me transformando?'"

Objetivos: "Estabeleça o tipo de objetivo que fará alguma coisa boa por você."

Realidade: "Você tem que ficar bom em uma destas duas coisas: plantar na primavera ou pedir esmolas no outono."

Motive a educação: "Motivação apenas não basta. Se você pega um idiota o deixa motivado, você tem agora um idiota motivado."

Desenvolvimento pessoal: "Educação formal lhe garantirá a sobrevivência. Educação contínua o fará rico."

Hipocrisia: "O que nós exigimos das nossas crianças, devemos exigir de nós mesmos. Deve existir um padrão que elas vivam e respeitem, e nós, como pais, devemos estabelecer esse padrão – e também vivê-lo e respeitá-lo."

Motivação para o lado errado: "Se uma pessoa está viajando pela estrada errada, ela não precisa de motivação para ir mais rápido. O que ela precisa é de educação para mudar sua vida."

Bem na sua frente: "Sucesso é o estudo do óbvio."

Trabalho x Remuneração: "Se você trabalhar no seu emprego, você conseguirá sobreviver. Se você trabalhar em você mesmo, você ficará rico. Trabalhe mais em você do que no seu emprego."

Números: "Faça com que seus números pessoais estejam alinhados com os profissionais. Equilibre números em vendas com números de educação e números de saúde física e mental."

Riqueza: "É bem mais fácil ficar rico do que ficar inventando desculpas."

Tempo: "Não podemos mais arcar com os custos de desperdiçar tempo importante com coisas pequenas, assim como não podemos investir pouco tempo em coisas realmente importantes."

Salário: "Você não é pago por hora. Você é pago pelo valor que cria naquela hora."

Investimento: "Meu pai sempre me ensinou a fazer mais do que eu sou pago para fazer, como um investimento no meu futuro."

Clientes: "Um bom cliente, cuidado e paparicado, pode ser bem mais valioso do que 10.000 dólares investidos em propaganda."

Felicidade: "Aprenda a ser feliz com o que você tem, enquanto você persegue aquilo que realmente quer."

Planos: "Se você não faz seus próprios planos, alguém vai fazê-los por você".

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