.
Autor:
Fernando Oliveira
Qualificação: Palestrante motivacional e empresário
E-mail: [email protected]
Data:
23/03/06
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Que Bagagem você está Carregando?

Existem profissionais carregando bagagens que não são compatíveis com as exigências do mercado atual, com isso perdem oportunidades e se justificam com experiências que foram inovadoras, mas num passado distante

Você já parou para pensar no que vem acumulando em seus anos de vida? Será que não está somente amontoando coisas e sobrevivendo a cada novo dia? Existem milhares e milhares de pessoas que se limitam a acumular cada vez mais coisas, fatos negativos e acontecimentos “marcantes” que não levarão a lugar nenhum. A questão torna-se mais relevante se pensarmos que tudo o que funciona fica obsoleto muito rapidamente. Essa é uma realidade do mundo atual. Sendo assim, o que se pode dizer das coisas que acumulamos sem nenhuma possibilidade de utilização futura?

Outro dia eu estava assistindo a um programa de tevê a cabo, no qual são apresentadas pessoas que gostam de acumular coisas. A função do apresentador era fazer com que o “acumulador de tranqueiras” fizesse uma limpeza dos objetos e quinquilharias que havia juntado durante sua vida e que, além de puras lembranças, não tivesse utilidade nenhuma. O que pode parecer absurdo, e ao mesmo tempo surpreendente, é que a grande maioria dos participantes não teve coragem de aceitar a proposta. As pessoas admitiam ter apego e desfazer-se de seus objetos era o equivalente a apagar da história partes de suas próprias vidas ou até perder um membro do corpo.

É importante entendermos que os acontecimentos da vida pessoal apontam para o que vivemos na vida profissional. Existem muitos profissionais carregando bagagens que não são compatíveis com as exigências do mercado atual. Com isso perdem oportunidades e se justificam com experiências que foram inovadoras, mas num passado distante. A verdade é que não existe mais espaço no armário, muito menos no currículo, para coisas ultrapassadas.

Lembranças de fatos e circunstâncias devem servir apenas como aprendizado. Mais que isso é sucata. Quando falamos em atitudes, ações como renovar, reciclar, inovar, arriscar não são compatíveis com relembrar, aproveitar e guardar. Observe o que realmente está valendo a pena você carregar na sua bagagem. Muitas vezes algo que aconteceu anos atrás pode estar ditando como sua vida deve ser agora e, para você ser bem-sucedido, quem deve decidir o que fazer da sua vida é você mesmo e não as coisas que você tem acumulado.

Por isso volto a perguntar: o que você tem acumulado? Saúde ou doença, sucesso ou fracasso? Realizações ou frustrações? Sempre acumulamos algo, a questão é se isto fará com que seu futuro seja do jeito que você quer. Desapegue-se de posturas, conceitos e opiniões e dê novos rumos à sua carreira profissional e vida pessoal. Para finalizar quero compartilhar uma frase que fez uma diferença enorme na minha vida: “Somente é seu aquilo que você pode salvar num naufrágio”. Pense nisso.

.

© 1996/2006 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.