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Autor:
Dobson Ferreira Borges
Qualificação:
É especialista em gestão estratégica de marketing e de empresas.
Site:
www.simeon.com.br
Data:
24/04/2013
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As cinco forças de um ambiente competitivo

Toda organização funciona em um ambiente competitivo mais próximo e imediato. O ambiente operacional ou competitivo é o nível do ambiente externo à organização composto de setores que normalmente tem implicações específicas e relativamente mais imediatas na administração da organização.

Um dos principais gurus da estratégia, Michael Porter, nos demonstrou um interessante “modelo” de análise dos concorrentes. Nele, está contido cinco forças que fazem parte do ambiente competitivo:

1. A ameaça de novos concorrentes que ingressam no setor;
2. A intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes;
3. A ameaça de produtos ou serviços substitutos;
4. O poder de barganha dos compradores;
5. O poder de barganha dos fornecedores.

Desse modo, a chave da competição eficaz está na empresa encontrar uma posição no mercado a partir da qual possa influenciar essas cinco forças em seu benefício, ou defender-se contra elas.

O vigor coletivo das cinco forças determina a habilidade da empresa em obter taxas de retorno superiores ao custo do capital investido. Além disso, elas determinam a rentabilidade da indústria porque influenciam os preços, os custos e o investimento necessário das empresas em uma indústria – os elementos do retorno sobre o investimento.

O poder do comprador influencia os preços que as empresas podem cobrar, por exemplo, da mesma forma da ameaça da substituição. Também pode influenciar o custo e o investimento, porque compradores poderosos exigem serviços dispendiosos.

O poder de negociação dos fornecedores determina os custos das matérias-primas e de outros insumos. A intensidade da rivalidade influencia os preços, assim como os custos da concorrência em áreas como fábricas, desenvolvimento de produto, publicidade e força de vendas. A ameaça de entrada coloca um limite nos preços e modula o investimento exigido para deter entrantes.

O objetivo disso tudo é construir e manter a chamada “Vantagem Competitiva Sustentável”, isto é, a condição sustentável pela empresa, por meio das alternativas de baixo custo ou de diferenciação que lhe permitam enfrentar as forças da concorrência no seu negócio e superar seus rivais.

O ambiente competitivo é assim formado por uma série de determinantes que influenciam a maneira como uma empresa opera. São inúmeros fatores que determinam a vida das organizações, a começar pela instabilidade econômica, fator esse que comanda de forma muito presente nas empresas de todo o mundo.

A própria intensidade da competição exige da empresa uma forma de atuação para a pronta percepção de problemas nesse terreno e a formulação de soluções mais adequadas possíveis para o enfrentamento dos mesmos.

Assim, procuram-se meios de perseguir níveis de produtividade que possibilite as empresas situar-se em posição de destaque diante de seus concorrentes, e isto só será obtido por meio de práticas gerenciais efetivas em termos financeiros, de produção, de vendas e de gestão de recursos humanos.

Para finalizar, quero lembrá-los que quem vive ou pelo menos tenta sobreviver no mundo dos negócios, independente do tamanho, setor de atividade, origem, crença ou tradição, sabe que não pode deixar de se preocupar e de se ocupar com ambiente competitivo. Seja para conviver com a competitividade, para contorná-la, para confrontar os concorrentes ou para esquivar deles, esse ambiente parece ser o centro das atenções e traz consigo inúmeras ações e movimentos previsíveis e não previsíveis. Parafraseando Tom Peters, “é o fim do mundo, da forma como o conhecemos”.


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