.
Autores:
Raúl Candeloro
Qualificação: Editor das Revistas Vendamais®, Motivação® e Liderança®
E-mail:
[email protected]
Data:
24/09/2007
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Aceite as mudanças e cresça

Mudanças: Para muitos, a simples menção desta palavra provoca uma aceleração dos batimentos cardíacos e mãos suadas. Aprendemos cedo na vida que mudanças devem ser evitadas, e que devemos ficar dentro da nossa zona de conforto – a zona de comportamento onde sentimo-nos seguros e protegidos. Tentar fazer algo novo é geralmente encarado com ansiedade, muitas vezes até mesmo com desespero. Como resultado, acabamos estabelecendo rotinas, insatisfatórias, mas familiares, optando por um inferno conhecido ao invés de descobrir novas oportunidades.

Então, de que temos medo, afinal? Segundo Jeffrey Keller, da Attitude is Everything, é porque temos medo de falhar se fizermos algo diferente, ou que as pessoas rirão de nós, ou que desaprovarão nossos atos. Estes medos, embora formidáveis, podem ser certamente contornados.

Será que o que estamos dizendo aqui é que você tem que mudar radicalmente a sua vida? Só você tem as respostas. Não é necessário fazer grandes transições imediatamente. O crucial é você estar disposto a viajar por novos caminhos, pois, sem isso, você nunca terá a chance de reconhecer todo seu verdadeiro potencial.

Dois tipos de mudança

Segundo Keller, existem dois tipos de mudança que deveriam ser analisados. O primeiro tipo de mudança decorre de situações além do seu controle: ser demitido porque sua empresa faliu, uma morte na família, ganhar na loteria, etc. O outro tipo ocorre porque você deliberadamente age para que ela ocorra – abrir sua própria empresa, terminar um relacionamento ou mudar-se para outra cidade.

Geralmente, não podemos planejar o primeiro tipo de mudança. Ela pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar, e pode parecer inicialmente boa ou má. Independentemente das circunstâncias, você pode responder a este tipo de mudança de forma positiva. Ao tratá-la como uma oportunidade de aprender algo, você terá maiores chances de navegar com sucesso através desta situação.

Consideremos agora a segunda categoria: mudanças deliberadas. Embora este tipo de mudança dependa totalmente de você, ainda assim é capaz de você ter medo e duvidar da sua própria decisão. Mas, segundo Keller, mais cedo ou mais tarde todos aprendemos que – embora seja um pouco assustador no começo, a única maneira de ter uma vida dinâmica e recompensadora é receber as mudanças de braços abertos. ‘Trate a mudança como aliada, e não como inimiga’, diz Keller.

E quando nos referirmos a mudanças durante o resto do artigo, queremos que você imagine o segundo tipo de mudança – aquela que você mesmo inicia, e que pode levá-lo a crescer pessoalmente e profissionalmente. Keller é da opinião que você já deve saber quais mudanças na sua vida contribuiriam para seu sucesso e satisfação. Mas você ainda está hesitando. Isso é natural. Mas se você aceitar fazer essas mudanças na sua vida acreditamos fortemente que você alcançará os seguintes resultados positivos:

Confiança.
Honrar a si mesmo.
Adaptabilidade.
Sensação de novidade.
Crescimento.
Auto-estima.

Embora todos estes fatores estejam inter-relacionados, vamos examinar cada um separadamente. Nessa semana começamos a tratar sobre os dois primeiros.

Confiança: Quando você fica confinado por vontade própria, dentro de algumas áreas limitadas, você está dizendo a si próprio ‘Não posso lidar com nada além disto’. Naturalmente, seu nível de confiança permanece baixo. Por outro lado, quando você busca as mudanças ativamente, você aprende que é capaz de fazer muito mais do que imaginou.

Não, provavelmente você não se transformará num super-herói da noite para o dia. Mas, ao expandir-se com sucesso para novas áreas, você começa a pensar ‘Se eu já fiz aquilo, aposto que consigo fazer isto também’. Você não vai ficar mais confiante sentado na arquibancada, assistindo a vida passar. Torne-se um participante ativo, aceitando os desafios da vida, e seus níveis de confiança aumentarão dramaticamente.

Honrar a si mesmo: De acordo com Keller, as mudanças convidam você a descobrir quem é, expressando os verdadeiros talentos que só você tem. Seu verdadeiro poder reside em ser honesto com você mesmo, dizendo ‘sim’ para os desafios únicos que a vida lhe apresenta. Infelizmente, a maioria das pessoas ouve a voz falsa e limitadora que aconselha ‘Fique quieto. Mudar é arriscado, e você pode falhar’. Essa mensagem não é o verdadeiro você. Existe outra voz interna que fala sobre suas possibilidades, e lhe diz para mover-se adiante. Quando você ouve essa voz positiva, você sintoniza a Rádio do Sucesso. Você é constantemente encorajado a fazer as mudanças que trarão felicidade e realização. Resista às mudanças, e você estará negando o poder das profundas forças procurando expressar-se. Como disse Maslow: ‘Se você deliberadamente planejar ser menos do que você é capaz de ser, eu lhe aviso que você será profundamente infeliz.’ Seja honesto com você mesmo – siga a voz que lhe diz para perseguir os objetivos do seu coração.

.

© 1996/2007 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.