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Autor:
Paolo Farinelli
Qualificação:
Diretor de planejamento da Agência Mattis.
Site:
www.agenciamattis.com.br
Data:
25/09/2014
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A fórmula “secreta” do mercado imobiliário

Existe uma fórmula “secreta” no mercado imobiliário quando um empreendimento é lançado. O produto é mostrado aos corretores e aí entra em cena a agência de promoção.
 
Neste mercado, a divisão do job entre agências ATL e BTL ainda é muito forte, quando o ideal seria, simplesmente, agências de comunicação. Hoje, o papel da agência de BTL no mercado imobiliário é apenas um: levar pessoas para o estande de vendas.
 
Vamos para a tal fórmula: os famosos mini eventos aos finais de semana no estande e os pontos fixos para divulgação dos mini eventos, como padarias, restaurantes, academias e etc.
 
Infelizmente, parece que as construtoras têm medo de mudar, ou que vivem em um mundo paralelo que só exista um jeito de fazer promoção. Não vou ser injusto, existem algumas que escapam um pouco dos padrões. Parece que o mercado parou no tempo em termos de comunicação, lá nos anos 90.
 
A comunicação está cada vez mais leve, divertida e popular. O Chico Pinheiro está tirando selfie no “Bom dia Brasil” e a Fátima Bernardes, ícone jornalístico, está tomando banho de balde com gelo em seu programa. A linguagem nas mídias é a mesma das ruas. Então, por que se comunicar com as pessoas de um jeito tão formal?
 
Além disso, para nós de agência, é clichê falar de relacionamento entre marcas e pessoas para os nossos clientes. Só não é clichê quando esse cliente é uma construtora. Eles vendem um bem com um valor altíssimo e não se preocupam com a experiência de compra. Não é todo dia que se compra um apartamento.
 
Quando as construtoras entenderem que não estão vendendo empreendimentos e, sim, sonhos, conquistas, um lar, talvez algo mude. É óbvio, mas as soluções sempre estão debaixo do nosso nariz.
 
Enfim, sou mais um publicitário entre outros que estão tentando mudar esse cenário.

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