.
Autores:
Fábio Mestriner
Qualificação:
Presidente da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem e Diretor da Packing Design de Embalagem
E-Mail
[email protected]
Data:
26/03/04
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Made in Brazil para um mundo global

O Brasil é uma potência agrícola que vem batendo sucessivos recordes de produção e se transformando num dos maiores exportadores de alimentos do planeta. Nossa produção é grande e diversificada.

Nossa agricultura avançada vem produzindo uma enorme riqueza que tem contribuído para o aumento expressivo das exportações que temos visto nos últimos anos.

Esta riqueza, entretanto, está sendo entregue principalmente a granel na forma de comodities, o que faz com que, apenas uma pequena fração do valor final destes produtos venha para o país. Ao exportamos a nossa produção agrícola a granel, deixamos de agregar valor aos produtos e de gerar mais indústrias e empregos que o Brasil tanto precisa. Este valor e os empregos acabam sendo gerados nos países que importam de nós.

Esta é uma questão importante que precisa ser considerada por nossos empresários, suas entidades de classe e também pelas autoridades econômicas, pois estamos perdendo uma gigantesca oportunidade de fazer com que o Brasil pare de entregar barato sua produção agrícola e ao mesmo tempo desenvolva mais indústrias, mais empregos e mais valor econômico.

Não podemos mais exportar café e açúcar apenas em sacos para serem processados lá fora. Nossa agroindústria vem batendo recordes e precisa ser apoiada e estimulada a processar uma parcela cada vez maior da nossa produção total.

Exportar produtos processados em embalagens de consumo é muito mais difícil que exportar comodities, mas temos que cruzar esta ponte e vencer este desafio.

A indústria brasileira de embalagem está preparada e dispõe de tecnologia e qualidade para colocar nossos produtos em condições de competir nos mercados mais exigentes do mundo, diferente de muitos outros exportadores de comodities agrícolas que não dispõe de um porquê industrial como o nosso.

Essa é uma vantagem estratégica do país que precisa ser aproveitada.

A ABRE &Mac246; Associação Brasileira de Embalagem tem um serviço gratuito de apoio ao desenvolvimento de embalagens que pode ser acionado por todas as empresas que desejam agregar valor embalando seus produtos para que eles passem a multiplicar seu valor. Este serviço indica quem são e onde se encontram os fornecedores das embalagens que estas empresas precisam.

Ao processar e embalar seus produtos, estas empresas estarão muitas vezes fugindo das barreiras de importação e restrições fito-sanitárias que muitos países impõem aos produtos in natura.

A embalagem agrega valor e abre mercado para as nossas exportações. A ABRE está empenhada em ajudar o Brasil a exportar mais produtos embalados, pois é isso que vai fazer a diferença na economia globalizada.

.

© 1996/2004 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.