.
Autor:
Roberto Cintra Leite
Qualificação: Sócio-diretor da Cintra Leite Consultores de Gestão Empresarial, empresa especializada em Formatação e Implantação de Sistemas de Governança Corporativa
E-mail: [email protected]
Data:
27/04/06
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Por que Adotar um Sistema de Governança Corporativa?

Parte I

Hoje as empresas brasileiras estão atentas à evolução dos sistemas de gestão da alta administração dos negócios, em função dos recentes escândalos de empresas americanas e européias.O sistema de controle das empresas necessita ser reformulado para conter a onda de desvios de conduta de executivos sênior dessas empresas.

A Consolidação
Muitas empresas estão buscando alternativas de consolidação no mercado através da atualização não só das técnicas modernas de alta gestão, bem como estão procurando se capitalizar financeiramente, através de fusões e aquisições ou investidores de risco.

O Sistema
De qualquer maneira, a forma utilizada pelos empresários para manter e/ou fazer crescer o seu negócio, os métodos de gestão da empresa terão que ser revistos e atualizados, pois nenhum investidor, quer seja de risco ou até mesmo em Bolsa, não vão arriscar seu dinheiro em empresas que não sejam transparentes ao mercado.

As Dificuldades
As taxas de juros e bancárias para empréstimos no Brasil são tão altas que inviabilizam o crescimento das empresas através do sistema financeiro nacional e, portanto necessário se faz buscar investidores internacionais. Muitas empresas não estão suficientemente preparadas para receber os investimentos, principalmente no que tange aos controles internos e dos atos de gestão dos seus executivos.

As Facilidades
Hoje, temos no Brasil 70 gestores de mais de 100 Fundos de Investimento nacionais e estrangeiros de Capital de Risco - Private Equity - que calculam taxas de retorno sobre o investimento, comparável às taxas de juros vigentes no mercado financeiro internacional, bem como uma centena de Fundos de Pensão nacionais que estão em busca de boas empresas para aplicação de seus recursos.Hoje mais de 300 empresas se beneficiaram dos investimentos das empresas de Venture Capital.

A Ausência de Poupança
No país, temos uma escassez de recursos de poupadores privados para investimento de risco, ao contrario dos USA onde os juros são tão baixos, que esses poupadores se vêm tentados a aplicar em países emergentes como o Brasil, mesmo que existam riscos, pois a diferença de remuneração do capital após a valorização da empresa pelo crescimento no mercado, é bastante significativa.

O Despreparo das Empresas
O que falta não é capital de investimento nacional ou internacional, mas sim empresas brasileiras preparadas para atrair a atenção desses fundos de risco. Alguns empresários que conhecem o mercado financeiro internacional, já perceberam a necessidade de dotar a sua empresa de sistemas de controle de alta administração, tais como o Conselho de Administração, Conselho Consultivo, Comitê de Gestão de Riscos, auditoria externa e controladoria interna e de processos e procedimentos adequados para se tornarem elegíveis aos investidores.

A Governança Corporativa
Não basta a empresa dispor de um Conselho para dar uma clara demonstração ao mercado da sua transparência ou atualização dos seus métodos de controle. É necessário que as empresas estejam juridicamente organizadas em Holding administrativas e com sistemas e sub-sistemas de administração modernos e consolidados na cultura da empresa para granjear a confiança do mercado.

A Transparência
O mercado e os “stackholders”, ou sejam, os clientes, fornecedores, funcionários, comunidade, familiares e sócios minoritários, quotistas ou acionistas, exigem tratamento justo e igualitário para efetuar investimentos em negócios de terceiros, com uma certa segurança de que suas respectivas poupanças serão bem aplicadas e que a empresa disponha de uma boa imagem da marca no mercado, para poder agregar valor ao negócio como um todo.

Conclusão
Não espere que a mudança seja exigida por terceiros.Transforme sua empresa em captadora de recursos a baixo custo para poder desenvolver seus negócios e crescer no mercado.

.

© 1996/2006 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.