.
Autor:
Edmundo Roveri
Qualificação:
Coordenador da ABRASES.
Site:
www.edmundoroveri.com.br
Data:
27/06/2014
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Criatividade e bom relacionamento interpessoal estão entre as principais qualidades de um empreendedor

O que faz de alguém um empreendedor de sucesso? Esta é a primeira pergunta que nos vem à cabeça quando falamos de empreendedorismo. O sucesso em qualquer área de atuação está atrelado a muitos fatores. Contudo, o mais importante deles é o conjunto de habilidades e competências das quais dispomos para executar determinada tarefa. Neste sentido, é importantíssimo estar preparado.

Esses fatores se ampliam em outras características que definem o empreendedorismo. Em vez disso, as principais qualidades são características como a criatividade, a capacidade de continuar em face de dificuldades, e as habilidades sociais necessárias para construir grandes equipes.

Se você quer começar um negócio, é essencial aprender as habilidades específicas que sustentam essas qualidades. Também é importante desenvolver habilidades empreendedoras.

Pensando na primeira dessas definições, o empreendedorismo não envolve, necessariamente, começar seu próprio negócio. Muitas pessoas que não trabalham para si mesmas são reconhecidas como empreendedores dentro de suas respectivas áreas de atuação.

Independentemente de como você define um "empreendedor", uma coisa é certa: tornar-se um empreendedor de sucesso não é fácil. Os empresários de sucesso parecem ter certas características em comum.

1 - Características pessoais

Em primeiro lugar, examine suas características pessoais, valores e crenças. Você tem a mentalidade de que é um típico empresário bem-sucedido? Faça perguntas a si mesmo:

Otimismo: Você é um pensador otimista? Otimismo é realmente uma virtude essencial e vai ajudá-lo, principalmente, nos tempos difíceis. Muitos empresários passam por isso e, com otimismo, encontram uma saída em situações de adversidade.

Visão: Você pode facilmente ver onde as coisas podem ser melhoradas? Você pode captar rapidamente uma informação e explicar isso para os outros? E você pode criar uma visão convincente do futuro, e, em seguida, inspirar outras pessoas a se envolver com essa visão?

Iniciativa: Você tem iniciativa e, instintivamente, inicia projetos de melhoria de resolução de problemas ou negócio?

Desejo de controle: Você gosta de estar no comando ou envolvido diretamente na tomada de decisões? Você está motivado para liderar os outros?

Persistência: Tem automotivação e é cheio de energia? E você está preparado para trabalhar duro, por muito tempo, para realizar seus objetivos?

Tolerância ao risco: Você é capaz de assumir riscos e tomar decisões quando os fatos são incertos?

Resiliência: Como você lida com a situação quando as coisas não saem como planejado? E você é capaz de aprender e crescer com seus erros e fracassos?

2 - Habilidades Interpessoais

Como um empresário bem-sucedido, você vai ter que trabalhar em estreita colaboração com as pessoas - isto é, onde é fundamental ser capaz de construir grandes relacionamentos com sua equipe, clientes, fornecedores, acionistas, investidores e muito mais.

Algumas pessoas são mais talentosas nesta área do que outras, mas, felizmente, você pode aprender e melhorar essas habilidades. Os tipos de habilidades interpessoais que você vai precisar são:

Liderança e Motivação: Você pode liderar e motivar os outros a segui-lo e entregarem-se à sua visão? E você é capaz de delegar trabalho aos outros? Como um empresário bem-sucedido, você vai ter que depender dos outros para superar um estágio muito inicial em seu negócio, neste campo de atuação há pouquíssimas coisas a se fazer sem o diálogo com o outro.

Habilidades de comunicação: Você tem o domínio da linguagem em todos os tipos de comunicação? Você precisa ser capaz de se comunicar bem para vender a sua visão de futuro para os investidores, potenciais clientes, membros da equipe, etc.

Ouvir: Você ouve a opinião dos outros envolvidos em sua atividade de trabalho? Sua capacidade de ouvir pode fazer com que tenha sucesso ou fracasse como um empreendedor. Certifique-se de que você é hábil em escuta ativa e escuta empática.

Relações pessoais: Você está emocionalmente equilibrado? Quanto maior seu equilíbrio psicoemocional, mais fácil será trabalhar com os outros. A boa notícia é que você pode melhorar sua inteligência emocional através de treino!
Negociação: Você é um bom negociador? Não só é preciso negociar preços aguçados, mas também precisa ser capaz de resolver as diferenças entre as pessoas de uma forma positiva e mutuamente benéfica.

Ética: Você deve lidar com as pessoas, baseando-se no respeito, integridade, imparcialidade e veracidade. Desta forma você constrói uma equipe comprometida. Muito embora o empreendedor individual trabalhe por conta própria, ele precisa dialogar com os outros para que seu negócio funcione.

3 - Habilidades de pensamento crítico e criativo

Como um empreendedor, você também precisa vir com novas ideias e tomar boas decisões sobre oportunidades e projetos em potencial. É preciso um pouco de ousadia.

Muitas pessoas pensam que a criatividade é uma capacidade inata ao ser humano, isto é, elas pensam que os indivíduos já nascem criativos. No entanto, embora esta afirmação esteja parcialmente correta, a criatividade é uma habilidade que você pode desenvolver, investindo tempo e esforço.

Pensamento criativo: Você deve ser capaz de ver as situações a partir de uma variedade de perspectivas e observar com maior clareza as adversidades.

Resolução de problemas: Você deve ser capaz de chegar com boas soluções para os problemas que está enfrentando.

Reconhecendo oportunidades: Você reconhece as oportunidades quando elas se apresentam? Você consegue identificar uma tendência? E você é capaz de criar um plano para tirar proveito das oportunidades que identifica? É importante ter o olhar atento aos diferentes mercados, observando suas mudanças mais sutis.

4 - Habilidades práticas

Você também precisará ter domínio das competências práticas e conhecimentos necessários para produzir bens ou serviços de forma eficaz e gerir uma empresa.

Definição de metas: Você deve definir regularmente objetivos, criando um plano para alcançá-los, e, em seguida, realizar esse plano.

Planejamento e organização: Você tem os talentos, habilidades e competências necessárias para atingir seus objetivos? Você pode coordenar pessoas para atingir esses objetivos de forma eficiente e eficaz? Nesse ponto, habilidades eficazes de gerenciamento de projetos são importantes, assim como as habilidades básicas de organização.

Tomada de decisão: Você é bom em tomar decisões? Você as toma com base em informações relevantes e pesando as consequências potenciais? E você está confiante nas decisões que você faz?

Você precisa, além disso, de conhecimento em diversas áreas quando iniciar ou executar um negócio. Por exemplo:

Conhecimento do negócio: Você tem um bom conhecimento geral das principais áreas funcionais de uma empresa (vendas, marketing, finanças e operações), e você é capaz de operar ou gerenciar outras pessoas nestas áreas com um grau razoável de competência?

Conhecimento empresarial: Você entende como os empresários levantam capital? E você entende a enorme quantidade de experimentação e trabalho duro que pode ser necessário para encontrar um modelo de negócio que funcione para você?

Conhecimento específico de oportunidades de negócio: Você entende o mercado que está tentando entrar, e você sabe o que precisa fazer para trazer seu produto ou serviço para esse mercado?

Conhecimento específico de risco: Você sabe o que você precisa fazer para tornar seu negócio bem-sucedido? E você entende as especificidades do negócio que você quer começar?  Você também pode aprender com os outros que trabalharam em projetos semelhantes aos que você está pensando, ou encontrar um mentor, alguém que já esteve lá antes e está disposto a treiná-lo.

Embora não exista um conjunto de características para ser um empreendedor de sucesso, certos traços gerais e habilidades práticas irão ajudá-lo nessa caminhada.


.

© 1996/2014- Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.